sexta-feira, 26 de junho de 2020

Operação Tamoio II: Proprietário que teve veículo clonado expõe o original ao lado do "cabrito", na PRF de Pedrinhas, em São Luís

Compartilhar

Após ser avisado pelos PRFs que o clone acabara de ser apreendido na BR-135 em São Luís, o proprietário se deslocou com o veículo original, de Bacabeira até a UOP de Pedrinhas, e o colocou lado a lado com o clone.

Portal  CN1, com informações da PRF

A abordagem ocorreu por volta das 07h30 da manhã de sexta-feira, dia 26 de junho de 2020, no km 14 da BR-135, na capital maranhense. Os policiais da PRF realizavam abordagens quando deram ordem de parada para um veiculo modelo Honda Civic, de cor prata, placa de São Luís. Eles solicitaram ao condutor a habilitação e a documentação do veículo.
O rapaz informou que não possuía habilitação e que o veículo estaria apenas com licenciamento relativo ao ano de 2014. Ocorre que em consulta ao referido veículo evidenciou-se que na base nacional de dados do DENATRAN e do DETRAN-MA constatou-se que o ultimo licenciamento do veículo nas referidas bases é relativo ao ano de 2019. Em virtude do conflito de informação prestada pelo condutor e a verificação nas bases de dados supramencionadas a equipe resolveu proceder a identificação do veículo. 
Durante o procedimento restou comprovado que os elementos de identificação estavam adulterados. No momento da abordagem, o autor se identificou como eletricista de automóveis e proprietário de uma oficina auto-elétrica localizada às margens da BR-135, no município de Itapecuru Mirim/MA. 

O verdadeiro proprietário da placa se deslocou no veículo original, de Bacabeira/MA até a capital, para ver o veículo clonado. Os dois automóveis, o original e o "cabrito", com as mesmas características e mesma placa foram colocados um ao lado do outro para fins de comparação.

O envolvido foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil acusado pelo crime de receptação.

Crime na Lagoa da Jansen
Neste mês de junho, no circuito da Lagoa da Jansen, em São Luís, um crime chamou bastante a atenção dos maranhenses, quando um jovem de família tradicional de São Luís foi assassinado com um tiro no pescoço após desentendimento no trânsito. A placa do veículo utilizado pelo assassino foi identificada e um rapaz foi preso acusado pelo crime de homicídio. Dias depois, restou comprovado que o rapaz era inocente e o veículo utilizado pelo criminoso era um clone que utilizava a placa do carro do rapaz preso injustamente. O verdadeiro assassino foi preso e confessou o homicídio.

Clonagem não é um crime tão raro
No Maranhão, todo ano a PRF apreende entre 150 e 250 veículos clonados no estado. As apreensões acontecem nas rodovias, em estadas vicinais e dentro das cidades. 

O cabrito ou clone é geralmente um veículo roubado ou furtado cujas placas são trocadas e substituídas por placas de outro veículo regular, muitas vezes escolhido sem muito critério.

Outro veículo apreendido em Pedrinhas
Poucas horas antes, na UOP PRF de Pedrinhas, no km 14 da BR-135, uma outra equipe PRF havia realizado a apreensão de outro veículo com ocorrência de roubo ou furto. 

Por volta das 5h20 de sexta-feira (26), uma equipe abordou uma picape Chevrolet/Montana Ls, cor branca. Ao realizar a fiscalização, a equipe constatou que o veículo envolvido possui ocorrência de roubo/furto. 

A vítima declarou aos PRFs que o veículo havia sido vendido há mais de 3 anos, porém o comprador nunca pagou. Então o envolvido veio para a cidade para recuperar o veículo, tendo solicitado apoio da Polícia Militar.. 

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Estelionato. 

Emergência PRF ligue 191
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: