sexta-feira, 2 de outubro de 2020

LEISHMANIOSE: Prefeitura de Santa Quitéria-MA realiza ação de orientação à população para evitar a transmissão da doença em comunidades rurais

Compartilhar

 


Nos humanos, além da medula óssea, a leishimania compromete o fígado e o baço dos pacientes. As manifestações da doença variam de sintomas como: febre, perda de peso, anemia, culminando com aumento de fígado e baço, podendo o paciente evoluir ao óbito.

A Secretaria Municipal da Saúde de Santa Quitéria do Maranhão (Semus), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonose realizaram na semana de (20 a 25) de setembro de 2020, um conjunto de ações em diversas comunidades rurais do município para evitar a disseminação da Leishmaniose. Entre as iniciativas destacou - se: inquérito e vigilância canina, educação em saúde por meio de palestras, visitas domiciliares com orientações sobre o manejo e cuidados com ambiente e recolhimento de cães.

Em Santa Quitéria do Maranhão, a equipe de zoonose é composta por Paulo Régis Machado de Alencar Filho - Coordenador e Médico Veterinário; pelo supervisor da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Carlos Alberto Rodrigues Araújo e os Agentes de Endemias, Marcos Douglas sobrinho e Jardenilson Lima Viana. As ações nas zonas rurais fazem parte do pacote de medidas da SEMUS e da Divisão de Zoonose no combate à leishmaniose no município, visto que nestas localidades, já foram confirmados casos em humanos. 
Durante a ação, foram realizados testes rápidos para leishmaniose nos seguintes povoados: Japão, Boqueirão, Morrinho e Rio Grande. O exame em cães pode ser realizado por meio de teste sorológico. A zoonose informou que foram realizados oitenta e cinco (85) testes; sendo que destes, onze (11) foram positivos para leishmaniose. Os animais positivos foram eutanasiados. 

Por ser tratar de um problema grave de saúde pública, e o sacrifício de cães soropositivos para leishmaniose ter se mostrado uma estratégia pouco efetiva de combate à leishmaniose visceral, em 2018 começou a tramitar no Congresso, um Projeto de Lei que torna obrigatória a vacina contra a leishmaniose visceral canina. Porém, não há estudos científicos que mostrem evidências de que a vacinação seja suficientemente protetora.

A Zoonose orienta a população quiteriense, moradora da cidade e do campo, para que fiquem atentos aos comportamentos dos cães e observem se os animais estão apresentando queda de pelos, unhas grandes, falta de apetite. É também necessário que se faça a limpeza dos quintais, pois, o lixo acumulado pode ser um criadouro do mosquito. Uma vez detectado, tais sintomas, o dono do animal deve entrar em contato com a Divisão de Zoonose do Município, que tomará as medidas necessárias. Outra dica importante é procurar o agente de endemias da comunidade. 

Apesar da pandemia do Coronavirus, a Divisão de Zoonose em Santa Quitéria do Maranhão, localizada na Rua José Bonifacio, nº (71), no Bairro Novo, está funcionando de segunda à sexta - feira, pela manhã, no horário de 07h30 - 11h30; no horário da tarde, das 14h00 - 16h00; sempre com a presença de agentes de endemias para realizar o atendimento ao público. 

Fonte: PMSQ/Semus/ Div. Vig. Epid. e Controle de Zoonose /Ascom.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: