segunda-feira, 28 de junho de 2021

9,5 mil moradores de Teresina vieram ao Maranhão para se vacinar

Compartilhar

 

Estudo aponta que imigração motivada por vacina também afetou o estado.

Moradores de Teresina procuraram o Maranhão em busca da vacina (Ascom)
Mais de 11,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas pelos municípios em moradores de outras cidades – que, em média, viajaram 252 quilômetros até o local de vacinação. Na prática, a cada seis doses de vacinas aplicadas em todo o Brasil, uma foi em pessoas que saíram da cidade onde moram para serem vacinadas.

Essa é uma das conclusões de um novo estudo da equipe do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), divulgado na nota técnica Deslocamento da população em busca da vacina.

No caso do Maranhão, o estudo aponta que 9.592 moradores de Teresina, capital do Piauí, vacinaram-se em Timon, cidade maranhense.

Também houve movimento contrário: mais de 4 mil moradores de Timon foram a Teresina para se vacinar.

Entre outras conclusões, o trabalho mostra que pouco mais da metade dos municípios brasileiros (2.886, de um total de 5.570) aplicou menos doses de vacinas do que a média nacional do percentual de doses necessárias (23% do total da população a ser vacinada). Isso é um forte indicador de uma falha no esforço nacional de imunização, que deveria vacinar a população de maneira homogênea, com proporções similares nos municípios para os grupos prioritários e por idade.

Gilberto Léda/Imirante.com/O Estado
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: