quinta-feira, 22 de julho de 2021

Síndrome da Visão do Computador. O que é? Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar

Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: 3471 0990| 99130-7421

Síndrome da Visão do Computador. O que é?

Hoje em dia é normal que as pessoas passem grande parte do tempo olhando para telas, seja pelo trabalho, para estudar ou por entretenimento. Esse hábito tem provocado em muitos o que os oftalmologistas chamam de Síndrome da Visão do Computador.

Mas o que é de fato a Síndrome da Visão de Computador?

É o nome dado ao conjunto de sintomas e problemas de visão que surgem em pessoas que ficam muito tempo na frente da tela do computador, do tablet ou do smartphone.

Embora a síndrome não apresente sempre os mesmos sintomas, podendo variar de pessoa para pessoa, o ponto em comum é que quanto mais tempo de exposição na frente de uma tela a pessoa ficar, mais intensos esses sintomas se mostram.

Sintomas mais comuns

Os sintomas da Síndrome da Visão do Computador mais recorrentes são:

Olhos secos;

Dor de cabeça;

Visão embaçada;

Ardência nos olhos;

Vermelhidão;

Coceira;

Fotofobia;

Fadiga/cansaço ocular.

Os fatores que contribuem para o surgimento destes sintomas podem ser má iluminação, distância incorreta entre a tela e os olhos ou ter problemas de visão que não estão sendo tratados ou corrigidos.

Por que acontece?

Um dos principais motivos para o surgimento da Síndrome da Visão do Computador é o fato das pessoas piscarem menos vezes quando estão na frente de uma tela. Isso causa ressecamento da retina e surge a sensação de olhos secos.

Além disso, ao ficar muito tempo na frente das telas, o olho faz mais esforço para acompanhar tudo que acontece. Isso associado a má postura e má iluminação causam fadiga ocular, e ao longo do tempo, pode agravar outros sintomas como dificuldade para enxergar ou dores musculares.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito pelo oftalmologista após exame de visão e a avaliação das queixas, dos hábitos e do histórico de cada pessoa. O tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados, no entanto, os mais comuns são:

Colírios lubrificantes: para melhora da sensação de olho seco e queimação;

Terapia ocular: inclui vários exercícios que ajudam os olhos a focar melhor;

Óculos: para corrigir problemas de visão que podem se agravar.

Cuidados no dia a dia

Alguns cuidados simples durante a sua rotina podem evitar maiores problemas. Por isso, procure:

Manter a tela a uma distância entre 40 a 70 cm dos olhos;

Usar uma boa iluminação (que não provoque brilho no monitor);

Manter uma postura correta enquanto está sentado;

Descansar pelo menos cinco minutos a cada hora na frente do computador (neste intervalo evite olhar o celular ou outras telas. O ideal é visualizar algo a cerca de 6 metros de distância);

Piscar (por mais que seja algo natural, colocar lembretes nas telas ou alarmes para piscar com mais frequência pode ajudar a evitar a síndrome).

 Fonte: Hospital de Olhos de SP
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: