quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

BOPE do Maranhão tem mais um Negociador Policial formado na PMDF

Compartilhar


Portal  CN1, com informações da PMDF

A especialização do VI Curso de Negociador Policial, nível misto, 2021, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais da PMDF contou com a participação da Polícia Militar do Maranhão, por meio do BOPE.

O objetivo do curso de negociação policial é capacitar policiais militares ao exercício da atividade de negociação em situações de crises, tais como com reféns, pessoas que desejam atentar contra a própria vida, armadas ou não, entre outras.

Após os alunos passarem por um rigoroso processo de seleção onde foram submetidos a entrevistas com psicólogos para filtrar os perfis que a atividade de negociação exige, além de testes de habilidades físicas e de redação.
O curso teve início com 22 alunos policiais, sendo 16 policiais militares do Distrito Federal, 02 policiais militares do Acre, 01 policial civil do DF, 02 policiais legislativos e 01 policial militar do Maranhão, o 3° sargento PM Senna do BOPE.

Ao longo dos 45 dias de curso, os alunos passaram por simulações de diversos tipos de eventos críticos, incluindo negociação envolvendo reféns e pessoas que atentam contra a própria vida. A matriz curricular abordou, dentre outras, programação neurolinguística, psicologia, oratória, primeira intervenção em crises, terrorismo, técnicas verticais e, destacadamente, técnicas e táticas de negociação e teoria geral da negociação.

A solenidade de formatura ocorreu no auditório “Antônio Carlos Magalhães”, localizado no Senado Federal em Brasília, onde participaram o Comandante Geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, o diretor da Polícia do Senado Federal, Alessandro Morales Martins, além de autoridades militares do Distrito Federal, do comandante do Bope da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Major PM Márcio Carlos Rodrigues de Oliveira, dentre outras autoridades civis e familiares dos formandos.

Para o major Lúcio Flávio Teixeira Júnior, comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMDF, os alunos tornaram-se oficialmente negociadores, aptos a exercer tal função nos mais variados teatros de operação durante uma crise, o que demonstra a preocupação das Polícias Militares na manutenção de uma tropa alinhada com as técnicas mais atuais no âmbito da Segurança Pública.

O Comandante – Geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança pública e a especialização dos policiais. “O trabalho dos órgãos juntos fortalece as instituições, minimiza as fragilidades de cada um por meio da troca de experiências e o principal é que as forças crescem de maneira equilibrada, e, sobretudo, entrega um serviço melhor à sociedade”, disse o coronel.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: