quinta-feira, 12 de maio de 2022

Entidades cobram providências para encerrar conflitos de terra em povoado do Maranhão

Compartilhar


Foto: Reprodução/TV Maranhense
Famílias camponesas denunciam a permanência de conflitos de terra na comunidade ‘Gado Bravinho’, situada na zona rural do município de Balsas, localizado a 810 km de São Luís. Um ataque, de autoria não identificada, foi feito à residência de uma moradora.

Segundo depoimentos de moradores da comunidade, ameaças são realizadas, costumeiramente, por uma família que reivindica a posse do território. No último mês, moradores tiveram a casa incendiada por jagunços, fortemente armados, que agrediram e torturaram a proprietária da residência.

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), Coronel Sílvio Leite, em reunião com entidades ligadas à questão da terra, no estado, e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT), reforçou o compromisso de colaboração do policiamento pela manutenção da comunidade.

“Um fato que ocorreu no povoado Gado Bravinho […] um fato muito grave: uma tentativa de homicídio e tortura, por parte de três ou quatro pessoas […] que estão causando pânico àquele povoado”, disse o secretário.

A comunidade ‘Gado Bravinho’, criada em 2012, cobra, junto às entidades ligadas ao campo, no Maranhão, a conclusão do processo de desapropriação, realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão que é, também, responsável pelo georreferenciamento da comunidade.

O gestor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Manoel Carvalho, alertou para a necessidade dos órgãos agirem com celeridade, para pacificar a situação dos moradores do povoado.

“Nós estamos aqui, acreditando que as providências serão tomadas, tanto pelo pessoal da SSP, quanto, também, pelo Incra, para que essas famílias, que estão residindo, especialmente, no ‘Gado Bravinho’, possam viver de forma sossegada […]”, concluiu.

Fonte: g1 MA 


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: