terça-feira, 26 de março de 2024

Artigo: Avançar sempre, retroceder jamais! por (*) Hipólito Cruz

Compartilhar

Entramos na semana em que iremos comemorar os 86 anos de emancipação política de nossa querida Chapadinha, e essa comemoração será plena, com motivos mais que suficientes para celebrarmos essa memorável data com festas e alegria.

A gestão da prefeita Belezinha, logo nas primeiras horas do último domingo (24) já deu a largada das inaugurações de obras públicas que serão entregues à população na semana do aniversário da Princesa do Baixo Parnaíba. Acho até impossível a gestão ter tempo para inaugurar tantas obras, pois obras na gestão Belezinha é como coceira em pele de macaco, que nem se acaba e nem fica pouca.

Desde 2021, Chapadinha tem se transformado em um grande canteiro de obras, e isso pode ser visto a olho nu, são obras estruturantes (pavimentação asfáltica, abertura e conservação de estradas vicinais, pontes, etc.), construção e reconstrução de escolas dignas, creches, postos de saúde, prédios públicos para bem atender à população, como o CAT e o novo prédio da Secretaria de Assistência Social para melhor atender aos nossos beneficiários dos programas sociais.

As obras do município também geram muitos empregos diretos e indiretos e aquece a economia local. Percebe-se claramente que Chapadinha vem avançando a passos largos rumo ao desenvolvimento, e a estabilidade proporcionada pelo governo municipal tem atraído investimentos para o município – a estabilidade se dá pela responsabilidade com o pagamento em dia dos servidores, fornecedores e prestadores de serviços – pois, no Brasil, o maior volume de recursos circulantes nos pequenos municípios, advém da economia pública. Segundo Vieira (2009), considerando a análise do tamanho do Setor Público por esfera administrativa, verificou-se que em municípios de pequeno porte, o Setor Público era responsável por cerca de 22% do PIB,

Por imperioso dever de consciência, não posso deixar de mencionar o trabalho do deputado Aluísio Santos (PL), cujo mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão tem sido um instrumento de alavancagem na captação de investimentos para Chapadinha e região, aliás, mesmo antes de ser deputado, Aluísio já tinha bom trânsito nas outras esferas de poder, como bom articulador político, o que resultou em alguns benefícios para Chapadinha no período em que o seu grupo político esteve fora do poder (2017-2020).

Progresso é o que todo cidadão consciente deseja para a sua terra, e a gestão Belezinha vem preparando o terreno para que Chapadinha tenha um futuro glorioso, vai depender dos próximos gestores darem continuidade e seguir na mesma linha, mesmo que cada governo tenha a sua própria característica. Avançar sempre, retroceder jamais!

(*) Especialista em Ciência Política (Universidade Serra Geral)

























Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: