Unidade dispõe de 26 máquinas para diálise, além de outras duas de reserva, funcionando em três turnos./Foto: Márcio Sampaio
“Com esse serviço que o estado está prestando para a comunidade, será bom não só para Barreirinhas, mas também para as cidades adjacentes", comemorou o taxista Alberto Furtado, de 51 anos, após a entrega do Centro de Hemodiálise de Barreirinhas. A estrutura, anexa ao Hospital Regional, é o 12⁰ serviço de hemodiálise do estado.
O Centro de Hemodiálise de Barreirinhas, equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi entregue na sexta-feira (14) e dispõe de 26 máquinas para diálise, além de outras duas de reserva, funcionando em três turnos de trabalho. A unidade tem capacidade para atender, mensalmente, 156 pacientes renais crônicos dos 12 municípios da região de Rosário: Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário (Sede), Santa Rita e Santo Amaro.
Maria Regina Nunes Silva, de 46 anos, lavradora, também comemorou a chegada do novo serviço estadual. "Eu acho que é muito importante para as pessoas que precisam, até porque antes elas tinham que ir para São Luís ou Chapadinha. Vai trazer melhorias para a população. Eu mesma tinha uma tia que precisava fazer o tratamento, e isso a cansava muito. Então, é algo muito bom", disse.
"Estamos iniciando a realização de um sonho, um sentimento compartilhado por milhares de maranhenses com a expansão dos Centros de Hemodiálise. Nossa política é garantir que a assistência aconteça na própria região, fazendo justiça a quem precisa de saúde próximo de seus familiares", frisou o governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reiterou que o compromisso da gestão é facilitar o acesso aos serviços públicos. "Barreirinhas, hoje, representa o pontapé inicial de uma mudança histórica no SUS do Maranhão. Com a descentralização dos Centros de Hemodiálise para as regiões que ainda não possuíam esses equipamentos, estamos possibilitando que pacientes da circunscrição da Regional de Rosário permaneçam em sua localidade, sem a necessidade de grandes deslocamentos".Com a nova estrutura, a Rede Estadual de Hemodiálise da SES passa de 313 para 339 máquinas de diálise, ampliando o atendimento de 2.105 para 2.261 pacientes em todo o Maranhão.
"O impacto que o Centro de Hemodiálise irá causar será muito grande. É uma obra aguardada há bastante tempo pela população, pois sabemos a importância da assistência que um serviço como esse traz para uma cidade", afirmou o diretor-geral do Centro de Hemodiálise de Barreirinhas, Rodrigo Dias.
Entregue pelo Governo do Estado, o Centro de Hemodiálise de Barreirinhas se soma à expansão da maior Rede de Hemodiálise do Maranhão, anunciada pelo governador Carlos Brandão em fevereiro deste ano.
Além do Centro de Hemodiálise, no mesmo dia também foi entregue à população do município e região o Serviço de Ressonância, instalado no Hospital Regional de Barreirinhas. Com a nova oferta, o Governo do Estado fortalece o diagnóstico por imagem, oferecendo cerca de 4.800 exames por ano, o equivalente a 400 por mês.
Ediana Silva Sousa, de 35 anos, lavradora, afirmou que a inauguração do serviço de ressonância magnética trará mais conforto aos pacientes. "Para mim, é muito bom porque, antes, a gente tinha que ir até São Luís, e isso era muito custoso, principalmente com transporte. Agora, tendo esse serviço aqui, sendo pelo SUS, melhora 100%", compartilhou.
0 comentários: