O Governo do Maranhão avança na saúde com a assinatura da ordem de serviço para instalação de uma policlínica e a entrega de uma nova ambulância para o município de Coelho Neto, no leste maranhense, em solenidade ocorrida na segunda-feira (7). A policlínica beneficiará não apenas os moradores de Coelho Neto, mas também a população de municípios vizinhos.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou o compromisso do governo estadual com a descentralização da assistência. “Os investimentos para fortalecer a saúde no Maranhão não param. A construção da Policlínica de Coelho Neto e a entrega de mais uma ambulância é mais uma demonstração do cuidado do governador Carlos Brandão com a população. Estamos ampliando o acesso, encurtando distâncias e garantindo mais resolutividade com serviços de qualidade perto de casa”, afirmou.
Presente na solenidade de assinatura, o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou o papel do município na parceria. “O prefeito Bruno Silva tem sempre buscado melhorias para a cidade e não seria diferente com a saúde. O governador Carlos Brandão tem caminhado de mãos dadas com a população para cuidar de quem precisa, e com a policlínica não será diferente. Serão várias especialidades atendendo um sonho antigo, não só de Coelho Neto, mas de toda a região, que passará a ter uma saúde mais digna e eficiente”, declarou Orleans.
A policlínica irá integrar a rede estadual de saúde e se tornará referência em serviços especializados na região, contribuindo para descentralizar os atendimentos e reduzir a necessidade de deslocamentos longos até centros maiores. A ambulância entregue ao município também reforçará o transporte sanitário, garantindo mais segurança e agilidade nos casos de urgência.
Policlínica
A unidade vai ofertar serviços em cardiologia, endocrinologia, ortopedia, gastroenterologia, ginecologia e psiquiatria, além de atendimentos multiprofissionais com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e equipe de enfermagem.
O espaço contará ainda com exames laboratoriais e de imagem, incluindo eletrocardiograma, ecocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), holter (teste que monitoriza continuamente a atividade elétrica do coração durante 24 horas ou mais, utilizando um dispositivo portátil), ultrassonografia, raio-X, endoscopia, colposcopia (exame ginecológico que usa microscópio para examinar detalhadamente o colo do útero, a vagina e a vulva) e exame citopatológico (também conhecido como exame preventivo ou Papanicolau; detecta alterações nas células do colo do útero que podem indicar a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer).
O prefeito do município de Coelho Neto, Bruno Silva, comemorou a concretização de uma demanda histórica da população. “Hoje, o sonho da nossa policlínica se torna realidade. Gestão se faz com parcerias e temos contado com a mão amiga do Governo do Estado, que já trouxe tantos benefícios e continua olhando por nós. Coelho Neto está no centro das discussões do governo com mais essa conquista para a nossa população”, afirmou o prefeito.
A nova unidade funcionará em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal, que será totalmente reformado e adequado para o novo perfil assistencial, localizado na Rua Dr. Luís Raimundo, S/N, Centro.
Moradora de Coelho Neto e beneficiária do Bolsa Família, Rosário Costa, de 66 anos, falou da importância dessa nova unidade para a comunidade. “É maravilhoso. A gente tinha que procurar atendimento médico longe daqui. Agora, com a policlínica e o atendimento de ortopedia vai ser muito melhor para todo mundo. A ambulância também vai ajudar muito quem precisa melhorando o deslocamento”, pontuou a moradora.
A técnica em enfermagem Yara da Silva Lopes, de 27 anos, também destacou os benefícios do novo serviço. “A policlínica é de suma importância. Mesmo com hospital e UPA, a saúde aqui ainda é muito carente. Essa iniciativa vai ajudar demais. A população precisa de especialidades, exames e consultas, e agora a gente vai ter esse acesso aqui mesmo. A expectativa é que só melhore”, disse Yara.
Rede
A Policlínica de Coelho Neto integra a rede estadual de policlínicas, que já conta com 18 unidades em funcionamento. Elas estão distribuídas na capital – Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária, Idoso, Criança, Cohatrac e Coroadinho – e nos municípios de São José de Ribamar, Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz, São Bento, Codó e Caxias. Em maio, também foi assinada ordem de serviço para a construção de uma policlínica em Santa Helena, na Baixada Maranhense.
Ambulância
Com a ambulância entregue em Coelho Neto, o Governo do Maranhão alcançou a marca de 154 novos veículos distribuídos desde julho de 2022 — sendo 8 em 2022, 50 em 2023 e 96 apenas em 2025.
Os veículos são do tipo Suporte Básico (Tipo B) com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Também podem ser adaptados para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de resposta em atendimentos mais complexos.
0 comentários: