A solenidade, que pôs fim a uma espera de 12 anos para as famílias, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, e do ministro das Cidades, Jader Filho.
Retomada de obra paralisada e foco social
A obra do Residencial Canto da Serra foi contratada em 2012, mas permaneceu paralisada de 2016 até janeiro de 2023, quando os trabalhos foram retomados.O governador Carlos Brandão destacou o resgate do projeto e a parceria com o governo federal. Ele ressaltou que, além das casas, foi aprovado o valor de R$ 285 milhões pelo PAC para o abastecimento de água em Imperatriz.
O presidente Lula enfatizou que a entrega das 2.837 casas equivale à inauguração de uma cidade, destacando o compromisso de construir diversos equipamentos sociais no local, como escolas de tempo integral, creche, quadra esportiva e posto policial, para garantir dignidade aos moradores.Benefício gratuito para faixa 1 e isenção de parcelas
A entrega contemplou famílias enquadradas na Faixa 1 do MCMV, cuja renda familiar bruta é de até R$ 2.850,00.Entre os beneficiários, 1.619 famílias que integram o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão acesso à moradia de forma completamente gratuita, pois estão isentas das parcelas do financiamento desde 2023.
O ministro das Cidades, Jader Filho, celebrou o "sentimento de dever cumprido" por tirar as famílias do aluguel ou de moradia de favor, e lembrou que, desde a criação do MCMV em 2009, cerca de 200 mil famílias já foram beneficiadas no Maranhão.O prefeito Rildo Amaral agradeceu o empenho e ressaltou a força da parceria entre as esferas de governo: "Imperatriz é uma cidade de luta, de fé, de gente que não desiste. Estávamos esperando esse momento há mais de uma década, cada chave entregue é uma vitória do povo."
O evento contou ainda com a presença dos ministros André Fufuca (Esporte), Sônia Guajajaras (Povos Indígenas) e do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
0 comentários: