quarta-feira, 29 de outubro de 2025

TSE recebe 109 propostas de planos de teste público das urnas

Compartilhar



Teste de segurança eleitoral será realizado de 1º a 5 de dezembro.
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, neste ano, 109 propostas de planos de teste para serem executados no Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido popularmente como Teste da Urna. Um recorde desde que a iniciativa começou, em 2009.

Das propostas apresentadas, 72 foram feitas por participantes individuais e 37 por grupos, entre eles representantes das universidades de Brasília, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

A oitava edição do Teste Público será realizada de 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, utilizando os sistemas que serão aplicados nas Eleições Gerais de 2026.

O objetivo é reforçar a segurança, a transparência e a confiança nos processos de registro, apuração e transmissão dos votos. Os investigadores externos analisam itens como sigilo do voto, integridade dos dados e a fidelidade do resultado à vontade do eleitor.

Inscrições serão selecionadas

Das 109 propostas inscritas, a Comissão Reguladora - formada por servidores da Corte Eleitoral, vai selecionar 15 inscrições, seja de forma individual ou em grupo, com até três integrantes por grupo para participarem dos testes. Os escolhidos buscarão identificar eventuais vulnerabilidades, falhas ou possibilidades de fraude relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apontar pontos de melhoria na urna eletrônica e nos sistemas eleitorais.

A divulgação dos planos aprovados está prevista para o dia 7 de novembro. O prazo para recursos será nos dias 10 e 11, e o resultado final dos selecionados sai no dia 14.

Madson Euler / Rádio Nacional/radioagência
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: