sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Saúde lança campanha e reforça estoque de preservativos no Carnaval

Compartilhar

 



138 milhões de camisinhas foram distribuídas nos últimos 3 mese

Ministério da Saúde/Divulgação
O Ministério da Saúde lançou sua campanha para o Carnaval deste ano, destacando a prevenção e o uso de preservativos. Estrelada pela cantora Gaby Amarantos, a ação tem como tema "Carnaval com prevenção: Antes, durante e depois da folia, é o Governo do Brasil do seu lado", direcionando sua mensagem prioritariamente aos jovens e jovens adultos

Foram distribuídos 138 milhões de preservativos, nos últimos três meses, aos estados para reforçar o estoque durante o Carnaval, incluindo as duas novas versões que entraram no SUS (Sistema Único de Saúde) em 2025: texturizada e ultrafina.

A diversificação da oferta visa estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população. Essa ação responde a desafios identificados nos últimos anos: a queda no uso de preservativos, sobretudo entre jovens.

Prevenção

A novidade busca aumentar a adesão ao uso de preservativos, método efetivo na prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de evitar gestações não planejadas.

Esse é o primeiro Carnaval com a oferta dos novos modelos de camisinha. A campanha também reforça a necessidade de proteção das doenças sexualmente transmissíveis no SUS e que a prevenção pode ocorrer de forma combinada: além do uso de preservativos, por meio da vacinação contra hepatites, da testagem rápida, do uso da Prep – Profilaxia Pré-Exposição e da PEP – Profilaxia Pós-Exposição.

Dados

A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo IBGE com pessoas com 18 anos ou mais de idade, mostrou que nos 12 meses anteriores à data da entrevista, 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez.

A queda segue tendência mundial. Em 2024, relatório realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em diversos países europeu apontou a redução do uso de preservativos no público jovem.

Tatiana Alves / Rádio Nacional/radioagência






Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: