quinta-feira, 26 de abril de 2012

OAB/MA celebra hoje 80 anos de lutas por Justiça e pela Democracia

Compartilhar
Por CN1

Quinta-Feira, 26 de Abril de 2012

http://www.oabma.org.br/_files/gallery/Foto

No último dia 4 de abril de 2012, a Ordem dos Advogados do Brasil,Seccional Maranhão, completou  80 anos de existência.  Em oito décadas de atuação, a OAB/MA sempre esteve à frente na defesa dos advogados, da cidadania, das liberdades públicas e do Estado Democrático de Direito. Para celebrar a data, a Diretoria da Ordem Maranhense preparou uma Solenidade de Comemoração nesta quinta-feira (26) às 20h, no auditório Darcy Ribeiro do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana em São Luis.

Durante a Solenidade, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) vai lançar um Selo Comemorativo dos 80 anos da Seccional. Na programação, também constam homenagens aos ex-presidentes da instituição e show de lançamento do CD dos 80 anos da entidade, além do sorteio de um carro zero quilômetro entre os advogados adimplentes, com coquetel aos convidados. 

Além da comemoração do aniversário da entidade no dia 26/04, a diretoria da Seccional realizou diversas iniciativas para celebrar a data, como os concursos de Fotografias e Artigos dos 80 anos da OAB para a participação exclusiva dos advogados e a seleção das músicas que farão parte do CD de 80 anos, cujas letras e melodias são todas de autorias de advogados maranhenses. 

Para o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, a Seccional Maranhense tem um forte histórico de compromisso com a democracia, com a justiça e com os direitos fundamentais. “Essa história, essa instituição é o legado e a contribuição dos Advogados Brasileiros à nossa pátria, á nossa sociedade”, afirma. Ele diz ainda que a OAB é uma instituição plural, mas há entre os advogados uma cultura de defesa das liberdades individuais, dos direitos humanos e do regime democrático. 

“São 80 anos de luta em favor da sociedade maranhense e em favor da advocacia do Estado. Ao completar 80 anos, a OAB-MA demonstra maturidade, coragem e, sobretudo, compromisso com a Constituição Federal, com a ética e com o Estado Democrático de Direito. Os advogados maranhenses estão de parabéns por esses 80 anos de história da OAB e os exemplos de luta dessa entidade nessas oito décadas devem servir de estímulo para que continue a trilhar o caminho que a sociedade espera e os advogados tanto merecem”, destaca o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante. 

As onze Subseções da OAB/MA encontram-se instaladas nas cidades de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Presidente Dutra, Pinheiro, Açailândia, Chapadinha, Santa Inês, Codó e Pedreiras. 

HISTÓRICO - A data marca a posse do primeiro Conselho Provisório da Ordem, que começou suas atividades precisamente no dia 04 de abril de 1932, conforme registro histórico citado na obra “Memória da Advocacia no Maranhão, do desembargador aposentado e escritor Milson Coutinho. Na época, esse conselho foi eleito pelos membros do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Fonte: OAB/MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: