Quinta-Feira, 06 de setembro de 2012
Em visita ao HAPA – Hospital Antonio Pontes de Aguiar nos últimos dias, nossa reportagem pôde constatar que a situação requer uma medida urgente do governo do estado, no sentido, não só de estruturá-lo, como de dotar Chapadinha de um novo hospital para atender a crescente demanda e onde possa haver procedimentos de alta e média complexidade.
A maioria das ocorrências registradas é de vítimas de acidentes de trânsito e acidentes domésticos. Ontem por exemplo havia cinco médicos: Enzo Ferraz, Sérgio, Vilson, Joel e Coutinho. A cada minuto chegava gente, não só de Chapadinha, mas de toda a região.
Carros, motos e muitas ambulâncias com placas de outros municípios se aglomeravam no estacionamento do hospital.
A assessoria do deputado Magno Bacelar informou que ele está desde a terça-feira em São Luis, mantendo conversas com a governadora Roseana Sarney e com o secretário de saúde, Ricardo Murad, no sentido de apressar a construção de um hospital de 100 leitos.
Hoje será ativado o anexo do hospital, com mais uma sala de emergência e outros procedimentos. Segundo a secretária municipal de saúde. Maria José Coutinho, o anexo ainda não havia funcionado porque a vigilância do estado fez uma série de exigências e só agora tudo foi adequado.
No sábado que vem, dia 8 de setembro, será dado início aos exames de mamografia. Neste dia serão feitos 15 exames. Centenas de exames, de mulheres de toda a região, já estão agendados.
Ontem, Chapadinha recebeu a visita da coordenadora de saúde bucal do estado, Victória, que fez uma avaliação dos Postos de Saúde, UBS e hospitais da cidade e classificou como satisfatória a situação de todos, além de anunciar a vinda para o município, de um novo programa de saúde bucal, que irá funcionar no HAPA, 24 horas.
Breve traremos outros detalhes sobre mudanças que ocorrerão no sistema de saúde de Chapadinha.
0 comentários: