segunda-feira, 3 de junho de 2013

Governo entrega Estatuto do Magistério à Assembléia Legislativa

Compartilhar


Segunda-feira, 03 de junho de 2013

A governadora Roseana Sarney entregou, nesta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões, o Projeto de Lei do Estatuto do Magistério ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, para análise e aprovação.



Na ocasião, foram entregues três mensagens. 

A primeira trata do Projeto de Lei que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração dos integrantes do subgrupo Magistério da Educação Básica e que dá outras providências. 

A segunda aborda o Projeto de Lei dispondo sobre a criação do subgrupo Apoio da Educação Básica.

A última aborda o Projeto de Lei que trata da criação da Gratificação de Estímulo aos integrantes do subgrupo Apoio Técnico e Subgrupo Apoio Administrativo do Grupo Administração Geral, bem como ao Grupo Ocupacional Atividades de Apoio Administrativo e Operacional (ADO).

Roseana Sarney ressaltou que, entre outros pontos, o Estatuto estabelece mecanismos de compensação salarial, dentro daquilo que foi solicitado pelos professores.

“De acordo com o novo Estatuto do Magistério, todas as novas progressões de níveis salariais serão implantadas automaticamente; as progressões

A governadora complementou com outros avanços: “Ficam estabelecidas também três tipos de gratificações especiais: 25% para quem tem dedicação exclusiva; 15% para quem dá aula em áreas de difícil acesso; e 40% para quem atua em áreas de alto índice de violência”. atrasadas serão pagas, a partir de janeiro, dentro dos próximos 3 anos, beneficiando 25 mil professores, dos quais cerca de dez mil até hoje não se aposentaram à espera desse benefício. As promoções de níveis médio para o superior do ano corrente, 2013, serão pagas em agosto, beneficiando mil e duzentos professores. As titulações em aperfeiçoamento passam a ser contempladas com 10% de vantagens nos ganhos; pós-graduação, 15%; mestrado, 20%, e doutorado, 25%”, detalhou a governadora.

Roseana Sarney lembrou que, além do Estatuto do Magistério, o Governo está investindo em infraestrutura, melhorando as mais antigas e construindo escolas novas e modernas.

O presidente da AL, Arnaldo Melo, informou que a matéria tem tudo para ser rapidamente apreciada pelos deputados e que a primeira providência será seu encaminhamento ao Protocolo da Assembleia.

ALGUMAS DEMANDAS ATENDIDAS NO ESTATUTO:
 - Pagamentos de progressões
- Promoções e titulações
- Descompressão da tabela de correções
- Criação de mais três gratificações
- Criação da categoria de Apoio à Educação, com tabela remuneratória própria
- Criação de gratificações para os servidores de apoio que já estão trabalhando na Educação e fizeram os cursos da Área 21 do MEC.

O texto do Estatuto do Magistério foi construído a quatro mãos por representantes do Governo do Estado e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma). 

É resultado de dois anos de discussões entre todos os envolvidos.

E no mês de abril deste ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) entregou à Casa Civil, para o devido encaminhamento à AL, a proposta do Estatuto do Magistério que vinha sendo negociada nesses dois anos entre o sindicado dos docentes e o governo.

 deputados


Por conta da percepção de problemas de ordem financeira e jurídica, porém, foi constituída uma equipe de trabalho para que fosse feito um trabalho de reformulação da proposta, com o objetivo de aprimorar o documento e satisfazer todos os envolvidos.

O grupo foi coordenado pela Casa Civil, na pessoa do secretário João Abreu; e integrado pelos secretários de Educação, Pedro Fernandes; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; e de Planejamento e Orçamento, João Bernardo Bringel.

Novamente, representantes do Sinproesemma participaram de todas as discussões e debateram ponto a ponto as questões colocadas em pauta.

Aprovado o texto, este foi entregue ao Sindicato para apreciação nas assembleias regionais da categoria, sendo aprovado pela maioria dos docentes do estado.

O fechamento do acordo judicial foi autorizado pela governadora Roseana Sarney, na tarde da terça-feira (28), sendo que o documento foi assinado na quarta (29), pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel; secretário Fábio Gondim; e pelo presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro.

O Estatuto do Magistério é mais uma ação de valorização desenvolvida pelo Governo do Maranhão nesses últimos anos. Confira outras ações:

- No Maranhão, a jornada semanal praticada pelo professor da rede estadual de ensino é de 20 horas semanais, diferentemente da maioria dos estados brasileiros, cuja carga horária é de 40 horas semanais.

- Em 2011, o estado implantou o piso salarial nacional dos professores para os profissionais da categoria, no valor de R$ 1.187,00.

- Em 2012, a governadora Roseana Sarney concedeu a gratificação por titulação para 7.523 profissionais da educação do grupo Magistério da Educação Básica e a progressão na carreira de 500 professores, totalizando mais de 8 mil profissionais beneficiados.

- Foram contemplados diretamente com a gratificação por titulação: 46 doutores, 291 mestres, 5.444 especialistas e 1.742 professores, que obtiveram algum tipo de aperfeiçoamento profissional ou na área da educação.

Em ação conjunta com o Ministério de Educação (MEC), Ufma, Uema e Ifma, 6.638 professores foram encaminhados a cursos de Licenciatura.]

- 8.070 profissionais da educação em 76 municípios participam do Programa Formação pela Escola que capacita agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas nas escolas.

1.614 Profissionais da Educação em 32 municípios foram capacitados através do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica do Sistema de Ensino Publica (Profuncionário).

1.140 professores de Educação Infantil em 43 municípios foram habilitados através do Programa de Formação Inicial de Professores em exercício na Educação Infantil (Proinfantil).

3.521 professores foram capacitados pelo Programa de Alfabetização Alfa e Betodesenvolvido com a parceria do Instituto Alfa e Beto (IAB). Em 2013, a previsão é a formação de mais 1.174.

- 51.857 serão formados com apoio do Governo do Estado para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Fonte: GI Portal
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: