Instalações elétricas inadequadas podem causar acidentes graves.
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil"Normalmente acontece tanto a parte de incêndio, princípio de incêndio, que se não for debelado, não for controlado, ali naquela fase inicial, se torna um incêndio propriamente dito, quanto a parte de choque elétrico porque normalmente na situação de árvores de Natal você tem uma estrutura metálica ali. Então ainda que não tenha o incêndio propriamente dito, o princípio do incêndio, nós temos a situação de choque elétrico. E aí, o risco maior, pra crianças e animais."
O Bombeiro Militar informa que cuidados devem ser tomados ao instalar a iluminação de Natal, para evitar sobrecargas de energia.
"O problema que nós temos com maior frequência? Os multiplicadores de tomada. O problema não é exatamente o multiplicador. É a pessoa que utiliza não sabe fazer o uso correto, certo? Não sabe calcular aqueles equipamentos, quanto de energia vai demandar, se aquela tomada e aquela fiação suporta essa quantidade de energia que vai trafegar ali para alimentar esses equipamentos"
Contratar um profissional para fazer a instalação, não deixar as luzes ligadas em ambientes vazios ou à noite quando todos estiverem dormindo são algumas dicas do Cabo Tiago.
Joalva Moraes / Rádio Educadora da Bahia/rádioagência/Agência Brasil

0 comentários: