jku7bl

segunda-feira, 22 de junho de 2026

  Governo lança campanha contra violência em jogos

Governo lança campanha contra violência em jogos

 


Ação relaciona álcool e agressões contra mulheres

 Foto: Arquivo/Agência Brasil
O governo federal lançou uma campanha de conscientização que aborda a relação entre o consumo abusivo de álcool e a violência contra a mulher.

Com o mote "Violência contra a mulher não faz parte do jogo", a campanha passa a ser exibida nas redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública antes dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, como aconteceu na noite de sexta-feira na partida entre Brasil e Haiti.

A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e pela Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, e integra o Pacto Brasil Contra o Feminicídio.

Estudos que embasam a campanha apontam que uma em cada três mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência, e, em dias de jogos, as ameaças aumentam 24%.

Nesse cenário, mulheres cujos parceiros fazem uso abusivo de álcool têm mais do que o dobro de risco de sofrer violência doméstica.

A mensagem de prevenção à violência contra a mulher também está sendo divulgada por bares e restaurantes parceiros da iniciativa.

O serviço Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma gratuita.

Daniella Longuinho /Rádio Nacional
     Belezinha e Aluizio Santos participam do XVIII Congresso Diocesano da RCC e reforçam apoio à comunidade católica

Belezinha e Aluizio Santos participam do XVIII Congresso Diocesano da RCC e reforçam apoio à comunidade católica

 



Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, e o deputado estadual Aluizio Santos participaram do XVIII Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC), realizado no Auditório do Centro de Formação Pedagógica Francisca Meneses. 
Durante o último fim de semana, o evento reuniu centenas de fiéis de Chapadinha e de municípios da região, transformando a cidade em um grande cenário de fé, oração, louvor, adoração e evangelização, em uma celebração que reforçou a união e a espiritualidade da comunidade católica.
A noite contou com um emocionante show do cantor católico Juninho Cassimiro e uma apresentação do Padre Joel, proporcionando aos participantes uma experiência de espiritualidade e renovação da fé. Durante o evento, a prefeita Belezinha destacou a importância do congresso para o fortalecimento da fé e da esperança da população.
"Foi uma alegria participar desse grande encontro e prestigiar o emocionante show de Juninho Cassimiro, que tocou os corações com sua música e evangelização. Que Deus continue abençoando Chapadinha e fortalecendo a fé e a esperança do nosso povo", afirmou.
O deputado estadual Aluizio Santos também participou da programação ao lado da prefeita, vereadores e da comunidade católica, acompanhando ainda a celebração da Santa Missa do XVIII Congresso Diocesano da RCC.
Para o parlamentar, o congresso representa um importante momento de fortalecimento da vida cristã e da união entre as famílias. "É sempre um prazer contribuir com a obra do Senhor. Que este congresso continue levando esperança, união e bênçãos para todos os participantes. É uma alegria partilhar deste momento de fé, oração e comunhão, testemunhando a força da renovação espiritual em nossa região", destacou.
O XVIII Congresso Diocesano da RCC reafirma o compromisso da Igreja com a evangelização e a promoção de momentos de espiritualidade, reunindo centenas de fiéis em um ambiente de oração, comunhão e fortalecimento da fé cristã.












TSE firma acordo com partidos para evitar fraudes em cotas de mulheres, negros e indígenas nas eleições

TSE firma acordo com partidos para evitar fraudes em cotas de mulheres, negros e indígenas nas eleições

 

Compromisso prevê reforço no cumprimento das cotas eleitorais e ocorre após casos de candidaturas fictícias e irregularidades julgadas pela Justiça Eleitoral.

Foto: Divulgação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo com partidos políticos para reforçar o combate às fraudes em cotas eleitorais destinadas a mulheres, pessoas negras e indígenas nas eleições de 2026. O compromisso foi assinado na última quarta-feira (17), em Brasília, e prevê medidas para ampliar a integridade do processo eleitoral e assegurar o cumprimento das regras de inclusão previstas na legislação.

As cotas eleitorais foram criadas para ampliar a participação de grupos historicamente sub-representados na política. Pela legislação, os partidos devem garantir pelo menos 30% das candidaturas para mulheres. No caso das candidaturas negras, a regra determina que ao menos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário sejam destinados a esses candidatos. Já os repasses para candidatos indígenas devem seguir a proporcionalidade de gênero dentro das legendas.

Casos de fraudes em cotas eleitorais motivaram reforço na fiscalização

O acordo ocorre em meio a uma série de decisões da Justiça Eleitoral envolvendo suspeitas de fraudes em cotas eleitorais. Um dos casos mais recentes está em análise no TSE e envolve o Podemos no Amapá. A legenda é acusada de registrar candidaturas femininas apenas para cumprir formalmente o percentual mínimo exigido por lei nas eleições de 2022.

Segundo o relator do processo, ministro André Mendonça, as candidatas investigadas tiveram baixa votação, não movimentaram recursos de campanha e não realizaram atos efetivos de promoção de suas candidaturas. O julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Dias Toffoli e deve ser retomado no próximo dia 23 de junho.

Outro episódio ocorreu em Goiás, onde o TSE reconheceu, em 2023, fraudes à cota de gênero nos municípios de Cabeceiras e Novo Gama. Na ocasião, a Corte concluiu que candidaturas femininas foram registradas apenas para preencher a exigência legal, resultando na cassação de mandatos e na declaração de inelegibilidade dos envolvidos.

Debate sobre cotas raciais também ganhou destaque

As discussões sobre fraudes em cotas eleitorais também alcançaram a política nacional. Nas eleições de 2022, a autodeclaração racial do então candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, gerou questionamentos sobre os critérios utilizados para distribuição dos recursos destinados às candidaturas negras.

Embora o caso não tenha resultado em punições pela Justiça Eleitoral, ele intensificou o debate sobre mecanismos de controle e fiscalização das cotas raciais no sistema eleitoral brasileiro.

TSE anuncia modernização dos sistemas de controle

Além do acordo firmado com os partidos, o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, anunciou a modernização dos sistemas utilizados por candidatos e legendas.

Entre as mudanças está a nova versão do Candex, sistema de registro de candidaturas, que passará a funcionar de forma integrada ao Cadastro Eleitoral e ao Sistema de Gestão de Informações Partidárias (SGIP). Já o Conta+JE substituirá o atual sistema de prestação de contas eleitorais e contará com mecanismos automáticos para identificação de inconsistências e possíveis irregularidades.

De acordo com o tribunal, as novas ferramentas devem agilizar a fiscalização, aumentar a transparência e reduzir o tempo de análise das prestações de contas durante as eleições de 2026.

Ipolítica, com informações do g1

sábado, 20 de junho de 2026

 Aluizio Santos recebe Título de Cidadão Santanense durante programação dos 30 anos de Santana do Maranhão

Aluizio Santos recebe Título de Cidadão Santanense durante programação dos 30 anos de Santana do Maranhão




Por Luiz Carlos Jr./Portasl CN1 

Após participar de uma extensa agenda de inaugurações e celebrações pelos 30 anos de emancipação política de Santana do Maranhão, o deputado estadual Aluizio Santos foi homenageado, na noite desta sexta-feira (19), com o Título de Cidadão Santanense, concedido pela Câmara Municipal.
A honraria foi entregue em sessão solene que reuniu o prefeito Márcio Santiago, a vice-prefeita Angela Oliveira, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e a população. O reconhecimento destaca a contribuição do parlamentar para o desenvolvimento do município e sua atuação em defesa de investimentos para a cidade.
Durante a cerimônia, Aluizio Santos agradeceu a homenagem e ressaltou a emoção de passar a integrar oficialmente a história do município. Confira no vídeo abaixo.
"É um prazer imenso receber o Título de Cidadão Santanense ao lado dos nossos amigos vereadores e do prefeito Márcio Santiago. Recebo essa homenagem com muita gratidão, respeito e responsabilidade. É uma honra fazer parte, oficialmente, da história de uma cidade tão acolhedora e de um povo tão trabalhador. Muito obrigado pela confiança e pelo carinho", afirmou.
O deputado também destacou que a homenagem fortalece seu compromisso com Santana do Maranhão e reforça a responsabilidade de continuar trabalhando em benefício da população.
"Vivi um momento muito especial, que reforça ainda mais os laços que construí com Santana do Maranhão. Meu agradecimento pela confiança, pelo reconhecimento e pelo acolhimento. Essa homenagem aumenta ainda mais minha responsabilidade de continuar trabalhando por este município e por sua gente querida", declarou.

A solenidade de entrega do Título de Cidadão Santanense marcou o encerramento das comemorações pelos 30 anos de Santana do Maranhão. 



 Polícia Civil prende em flagrante suspeito de estupro de vulnerável no interior do Maranhão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de estupro de vulnerável no interior do Maranhão

 




Portal CN1 News, com informações da SSP/MA 

Foto: Divulgação
A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante, na quarta-feira (17), um homem suspeito de praticar o crime de estupro de vulnerável contra uma criança no município de Vila Nova dos Martírios, na região sudoeste do estado.

A ação foi desencadeada após o Conselho Tutelar comunicar às autoridades fatos considerados graves, que exigiam uma resposta imediata das forças de segurança e da rede de proteção à infância.

Após receber a denúncia, equipes da Delegacia de Polícia Civil de São Pedro da Água Branca iniciaram diligências para apurar o caso e localizar o investigado. O suspeito foi encontrado nas proximidades do Hospital Municipal de Vila Nova dos Martírios e recebeu voz de prisão.

Durante a investigação, os policiais reuniram elementos considerados importantes para a elucidação dos fatos, entre eles documentos médicos referentes ao atendimento da vítima, o encaminhamento ao Instituto Médico Legal (IML), além da oitiva de testemunhas e da realização da escuta especializada da criança.

Com base nas evidências colhidas, o homem foi autuado em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Pedro da Água Branca, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Após os procedimentos de praxe, o preso será transferido para a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A prisão ocorreu no âmbito da Operação Mulher Segura, iniciativa da Polícia Civil voltada ao enfrentamento da violência contra mulheres, crianças e adolescentes, reforçando o compromisso das forças de segurança com a proteção das vítimas e a responsabilização dos autores de crimes dessa natureza.

    Aluizio Santos participa das comemorações pelos 30 anos de Santana do Maranhão e acompanha entrega de importantes obras

Aluizio Santos participa das comemorações pelos 30 anos de Santana do Maranhão e acompanha entrega de importantes obras

 



Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 

O deputado estadual Aluizio Santos participou, nesta sexta-feira (19), da programação comemorativa pelos 30 anos de emancipação política de Santana do Maranhão. A convite do prefeito Márcio Santiago, o parlamentar cumpriu uma extensa agenda ao lado do pré-candidato a deputado federal Aldir Júnior, de vereadores, secretários, lideranças políticas e da população.
A programação começou com o tradicional batizado do Boi Águas do Mago, uma das principais manifestações culturais do município. Durante a cerimônia, Aluizio Santos recebeu a homenagem de ser padrinho do boi e destacou a importância de incentivar e preservar as tradições populares maranhenses.
"Foi uma grande alegria participar desse momento e, de forma especial, ter a honra de ser padrinho do Boi Águas do Mago. Valorizar nossa cultura é fortalecer a identidade do povo maranhense e manter vivas tradições que atravessam gerações", afirmou o deputado.
Na sequência, a comitiva inaugurou a Escola Municipal João Batista dos Santos, no povoado Passagem do Magu, e entregou cinco quilômetros de pavimentação asfáltica ligando as comunidades Cajazeiras e Bacuri II. 
As obras representam investimentos em educação, infraestrutura e mobilidade, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da zona rural.
Outro momento marcante da programação foi a reinauguração do Hospital Antônia Valentim Gomes. A unidade de saúde foi totalmente revitalizada para oferecer melhores condições de atendimento à população. Durante a solenidade, Aluizio Santos destacou que contribuiu para a realização da obra por meio de emenda parlamentar.
"Fico muito feliz em contribuir com essa importante conquista para Santana do Maranhão. Investir na saúde é cuidar das pessoas e garantir um atendimento mais digno e humanizado para a população", ressaltou.

Ao avaliar a programação, o parlamentar destacou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal e o clima de celebração vivido pela cidade.
"Foi um dia especial, marcado por importantes entregas que representam mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população. Parabenizo o prefeito Márcio Santiago, a vice-prefeita Angela Oliveira, os vereadores, secretários e toda a equipe pelo compromisso com o crescimento do município", disse.
Aluizio Santos encerrou a agenda parabenizando Santana do Maranhão pelas três décadas de emancipação política.

"Parabéns a Santana do Maranhão pelos seus 30 anos de história. Que o município continue avançando, conquistando novos investimentos e construindo um futuro cada vez melhor para sua população", concluiu.

    Matheus Cunha vive sonho na Copa e valoriza elenco: "grupo de amigos"

Matheus Cunha vive sonho na Copa e valoriza elenco: "grupo de amigos"

 



Atacante marcou dois gols e foi decisivo para vitória sobre o Haiti

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Há quatro anos, Matheus Cunha viveu o gosto amargo de ficar fora da lista final para a Copa do Mundo do Catar. Corta para 2026. O atacante do Manchester United (Inglaterra), logo no primeiro jogo dele como titular em um Mundial, marcou dois gols e foi decisivo na vitória sobre o Haiti, por 3 a 0, na Filadélfia, que colocou o Brasil na liderança do Grupo C.

"Não estar na outra Copa, imaginar que poderia ser tão maravilhoso e estar aqui, fazendo o possível para que realmente seja. Não há nada mais gratificante do que estar realizando este sonho", declarou Matheus Cunha, em entrevista coletiva após o jogo de sexta-feira (19).

Apesar de vestir a camisa 9, historicamente a dos grandes artilheiros da seleção brasileira, Matheus Cunha não é um centroavante, mas um atacante que joga menos fixo e ajuda a abrir espaço para os companheiros. Mesmo assim, a escolha dele para ser titular contra o Haiti foi em substituição a Igor Thiago, jogador com mais presença de área.

Curiosamente, foi o próprio Igor Thiago o primeiro a abraçar Matheus Cunha após ele abrir o placar na Filadélfia. O atacante credita isso ao ambiente construído entre os atletas.

"É um grupo de amigos mesmo. E é duro ser amigo em meio a uma competitividade tão grande. A gente se une, torce genuinamente um pelo outro. No outro jogo, torci muito pelo Igor. Essa união torna mais fácil absorver tudo da forma mais positiva. Sem dúvidas, é legal ser da forma que é. Quebra paradigmas e crescemos juntos", comentou o jogador do Manchester United.

O Brasil volta a campo diante da Escócia na próxima quinta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), em Miami. Líder do Grupo C, com os mesmos quatro pontos de Marrocos, mas à frente pelo saldo de gols, a seleção canarinho se garante na segunda fase com um empate.

"Temos coisas para melhorar, mas ficamos satisfeitos pelo que fizemos. Temos calma e paciência. Saber sofrer no jogo é muito importante. O Haiti quase empatou com a Escócia [na estreia, vitória escocesa por 1 a 0, em Boston] e hoje [sexta] foi um jogo difícil da Escócia contra Marrocos [vitória marroquina por 1 a 0, também em Boston]. Não é muito matemático", analisou Matheus Cunha.

Em que pese a boa atuação e os dois gols, o atacante não está confirmado como titular por Carlo Ancelotti para o próximo compromisso da Copa do Mundo. Também em entrevista coletiva, o treinador disse que a escolha por ele se deu pensando, especificamente, no próprio jogo contra o Haiti.

"Acho que, para esse jogo [contra o Haiti], a posição do Matheus era boa para criar problemas na defesa. Pode ser uma opção [para encarar a Escócia]. Não quero uma identidade clara [na forma de atuar]. Pode ser que no próximo jogo possamos mudar", resumiu o comandante.

Lincoln Chaves / EBC
  PF vai investigar alerta falso da Defesa Civil após invasão hacker

PF vai investigar alerta falso da Defesa Civil após invasão hacker

 

Alarme sonoro e mensagem foram enviados aos celulares da população
Foto: Sindicato dos policiais federais-DF
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), informou que já acionou a Polícia Federal para investigar a autoria e a extensão do ataque cibernético que disparou uma notificação falsa para diversas regiões do país

A principal linha de investigação aponta para um ataque hacker coordenado. A plataforma de envios do sistema Defesa Civil Alerta foi tirada do ar preventivamente e a secretaria disse, em nota, que trabalha para religar o sistema o mais rápido possível, "quando todas as condições de segurança forem restabelecidas".

Nesta madrugada, por volta de 1h30, uma notificação sonora foi enviada aos celulares da população pelo sistema da Defesa Civil na categoria de "alerta extremo" — normalmente reservada para desastres naturais iminentes. Além de uma sirene alta, a mensagem de texto continha apenas a palavra “misantropia” - termo que significa aversão ou ódio à humanidade.

Como funciona o sistema

O sistema da Defesa Civil foi criado para o envio alertas reais de desastres em áreas de risco iminente, como em caso de alagamentos ou outros eventos climáticos extremos que necessitem que a população seja alertada. Em setembro do ano passado, uma série de testes foram realizados durante a implementação do sistema.

Para receber as mensagens, não é necessário fazer cadastro prévio. Os alertas são enviados conforme a cobertura do sinal do celular nos aparelhos compatíveis com as redes 4G e 5G.

O alerta extremo é considerado pela Defesa Civil como o mais grave. Por ser considerado de urgência imediata, o alarme vai soar mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.

Agência Brasil 
   Advogado é morto a tiros enquanto assistia a jogo do Brasil em Santa Luzia do Paruá

Advogado é morto a tiros enquanto assistia a jogo do Brasil em Santa Luzia do Paruá


Foto: Reprodução/Redes Sociais
O advogado e pecuarista Márcio Dominice Abreu Soares foi morto a tiros na noite de sexta-feira (19), em uma conveniência no município de Santa Luzia do Paruá, a 370 km de São Luís. A Polícia Civil investiga o caso.

Segundo testemunhas, Márcio assistia à partida entre Brasil e Haiti, pela Copa do Mundo, quando foi surpreendido por homens armados e encapuzados que chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram diversos disparos.

A vítima foi atingida por vários tiros, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Após o crime, os suspeitos fugiram e, até o momento, não foram localizados.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em São Luís, onde passará por perícia médica.

Procurada pelo g1, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que acompanha as investigações sobre o caso e que após o crime, equipes da Polícia Militar realizaram diligências e barreiras policiais na região para tentar localizar o autor.

A SSP reafirmou ainda que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para o esclarecimento do crime e que, para não comprometer as investigações, outras informações serão divulgadas no momento oportuno.

Por meio de nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Kaio Saraiva, manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Márcio Dominice. Na mensagem, afirmou que a advocacia maranhense não aceitará ataques nem impunidade.

Também por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) manifestou pesar pela morte do advogado e pediu Justiça para o caso (leia a nota completa mais abaixo).

Nota do presidente da OAB do Maranhão, Kaio Saraiva:

"Em nome da advocacia maranhense, me solidarizo com a família do advogado Márcio Dominice Abreu Soares, covardemente assassinado em Santa Luzia do Paruá na noite desta sexta-feira.

Antecipo que a advocacia não aceitará ataques e nem a impunidade. Exigimos providências. O crime a violência não podem imperar."

Nota da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA)

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), manifesta profundo pesar pelo brutal assassinato do advogado Márcio Dominici Abreu Soares (OAB/MA 6433), ocorrido na noite desta sexta-feira, em Santa Luzia do Paruá. A advocacia maranhense perde um profissional cuja trajetória foi interrompida de forma covarde e inaceitável.

A OAB/MA repudia veementemente qualquer ato de violência contra advogados e reafirma que ataques dessa natureza ferem não apenas a memória do advogado, mas atingem toda a classe, afrontando o exercício pleno da advocacia e os princípios do Estado Democrático de Direito.

A OAB maranhão informa que já acionou as forças de segurança do Estado e acompanha de perto as providências já em curso. A instituição exige apuração rápida, rigorosa e transparente, bem como a imediata identificação e prisão dos responsáveis por este crime que choca a sociedade e agride a cidadania.

Fonte: g1 MA 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Com emenda de Aluizio Santos, mais de 400 óculos são entregues à população de Cachoeira Grande

Com emenda de Aluizio Santos, mais de 400 óculos são entregues à população de Cachoeira Grande

 


Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 News

O deputado estadual Aluizio Santos segue ampliando sua atuação em diversas regiões do Maranhão, participando de agendas institucionais e fortalecendo parcerias com prefeitos, vereadores e lideranças políticas em apoio a ações voltadas ao desenvolvimento dos municípios.
Nesta quinta-feira (18), o parlamentar esteve em Cachoeira Grande, onde participou da entrega de 481 óculos à população, resultado do mutirão de consultas oftalmológicas realizado no município. A solenidade contou com a presença do prefeito Cesar Castro, do deputado federal Pastor Gildenemyr, do presidente da Câmara Municipal, Daniel da Assunção Silva, além de vereadores, secretários e demais autoridades.
A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar destinada por Aluizio Santos, reforçando o compromisso do deputado com o fortalecimento da saúde pública e a ampliação do acesso da população a serviços essenciais.
Durante o evento, Aluizio destacou a importância de investir em ações que impactam diretamente a vida das pessoas. "Levar mais qualidade de vida e cuidado para a população é uma das nossas prioridades. Seguimos trabalhando e investindo em iniciativas que fazem a diferença na vida dos maranhenses", afirmou.
A agenda em Cachoeira Grande integra uma série de ações desenvolvidas pelo parlamentar em diferentes municípios do estado, evidenciando sua atuação em parceria com as administrações municipais e seu compromisso com iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.



















  Em entrevista ao Papo Cidade, Belezinha afirma que críticas não desviam o foco da gestão

Em entrevista ao Papo Cidade, Belezinha afirma que críticas não desviam o foco da gestão

 



Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 News

A prefeita de Chapadinha, Belezinha, foi a convidada do Podcast Papo Cidade, nesta quinta-feira (18), em uma entrevista marcada por reflexões sobre gestão pública, desafios da administração municipal e os projetos desenvolvidos em benefício da população.

Durante a conversa, a prefeita fez um balanço das ações de sua gestão, respondeu a questionamentos sobre temas de interesse da população e reafirmou o compromisso de seguir trabalhando pelo desenvolvimento de Chapadinha. Ao longo da entrevista, Belezinha destacou que as críticas fazem parte da vida pública, mas ressaltou que mantém o foco nos resultados e nas demandas da população.
"As críticas sempre vão existir. Mas eu escolhi ser como o sapinho surdo da fábula: enquanto muitos diziam que era impossível, ele seguiu em frente e chegou ao topo. Eu continuo trabalhando, acreditando e cuidando da nossa gente, porque quem tem propósito não para por causa do barulho dos outros", afirmou.
A participação da prefeita foi marcada por um tom de transparência e diálogo, abordando temas ligados à infraestrutura, saúde, educação, assistência social e aos investimentos realizados pela administração municipal. A entrevista também permitiu que os ouvintes conhecessem mais de perto os desafios enfrentados pela gestão e as perspectivas para os próximos meses.
Com uma fala firme e otimista, Belezinha reforçou que sua prioridade continua sendo promover melhorias na qualidade de vida da população, mantendo o compromisso de administrar Chapadinha com responsabilidade, planejamento e foco em resultados.

  Danilo de Castro é reconduzido e assume novo mandato no Ministério Público do Maranhão

Danilo de Castro é reconduzido e assume novo mandato no Ministério Público do Maranhão

 






Foto: Divulgação
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou a sessão solene de recondução do procurador de justiça Danilo José de Castro Ferreira ao cargo de procurador-geral de justiça. O evento marca o início do novo mandato do chefe da instituição para o biênio 2026-2028.

A solenidade contou com a presença de procuradores-gerais de justiça ou representantes dos Ministérios Públicos do Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal e Territórios, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul,

Danilo de Castro iniciou seu discurso agradecendo a Deus, a sua família, aos amigos e aos membros do MPMA pela expressiva votação. Ele destacou a trajetória de sucesso construída ao longo de dois anos de gestão e a parceria com os integrantes do CNPG.

“Agradeço aos senhores e senhoras procuradores e procuradoras, promotores e promotoras de justiça por terem reconhecido o esforço em busca de um MPMA melhor e terem me dado reconhecimento e expressiva votação. A causa do Ministério Público é justa, nobre e vale a pena”.

O procurador-geral de justiça destacou que a função do MP está diretamente ligada aos interesses da sociedade, pois a instituição é procurada pelos cidadãos para garantir, por exemplo, o funcionamento de escolas, hospitais e demais serviços públicos visando à cidadania plena. Nesse cenário, ele enfatizou o comprometimento dos membros da instituição que acumulam um grande volume de trabalho e se esforçam para atender às demandas coletivas. “A atividade de chefia do Ministério Público é de acolhimento dos interesses da sociedade”.

O empossado abordou os investimentos em tecnologia e infraestrutura, treinamentos sobre inteligência artificial, renovação da frota de veículos, construção e reformas das sedes do MPMA no interior e na capital. Além disso, foram criadas seis novas Procuradorias de Justiça, e o concurso público para promotores de justiça está em fase de conclusão.

“Estamos em um grande esforço para recuperar as sedes das Promotorias de Justiça que há algum tempo não recebiam nenhum reparo ou reforma. Determinamos a construção das Promotorias de Pinheiro, Timon e tantas outras. Estamos em fase de construção das Promotorias de Arari, Pedreiras, Bacuri e aguardamos a conclusão do projeto para reforma da nossa Procuradoria-Geral de Justiça”, avaliou.

Outro ponto destacado no discurso foi o diálogo contínuo com as outras instituições do sistema de justiça, com os Poderes Executivo e Legislativo, instituições da sociedade civil e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a confiança no sucesso da nova gestão.

“Estou confiante e sou um homem feliz. Além disso, conduzo uma equipe disposta e muito competente. Confio nos membros do Ministério Público, nos servidores e, com as bênçãos de Deus, vai dar certo. Obrigado, amigos”, finalizou Danilo de Castro.




Vírus da traição: De Bolsonaro a Lula, de Weverton a Brandão - Xeque-Mate analisa os movimentos de Fufuca

Vírus da traição: De Bolsonaro a Lula, de Weverton a Brandão - Xeque-Mate analisa os movimentos de Fufuca


Portal CN1 News

O programa Xeque-Mate, apresentado pelos jornalistas Matias Marinho e Pedro de Almeida, destacou na edição desta quinta-feira (18) uma análise sobre o chamado "vírus da traição" na política, tendo como foco as mudanças de posicionamento de André Fufuca e suas articulações visando as eleições de 2026.
Com análises objetivas e comentários sobre os bastidores do cenário político, o Xeque-Mate vem se consolidando como uma importante referência em informação e debate, levando ao público uma leitura crítica dos principais fatos e das movimentações que marcam a política do Maranhão e do Brasil.








    Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina sábado

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina sábado

 


Mais de 4,7 milhões de beneficiários já foram ressarcidos

Foto: Reprodução
Aposentados e pensionistas têm até este sábado (20) para contestar descontos de associações feitos sem autorização nos benefícios do INSS. O pedido pode ser registrado pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios.

Quem identificar cobranças indevidas precisa fazer a contestação, etapa obrigatória para aderir ao acordo administrativo de devolução oferecido pelo Governo Federal. Até agora, mais de 4,7 milhões de segurados beneficiários já receberam ressarcimentos, que somam mais de R$3,2 bilhões em todo o país.

Depois que a contestação for aceita, o segurado poderá formalizar a adesão ao acordo. A partir daí, o valor corrigido é depositado diretamente na conta em até três dias úteis.

Mesmo após o fim do prazo, ainda será possível aderir ao acordo. Mas atenção: quem não contestar dentro do período não poderá participar do ressarcimento.

Para ter direito à devolução de valores descontados entre março de 2020 e março de 2025 é preciso seguir alguns passos: primeiro, verificar se houve desconto irregular pelo Meu INSS, pelo telefone 135 ou nos Correios. Em seguida, registrar a contestação informando a cobrança não autorizada. Depois, é necessário aguardar a análise — a entidade responsável tem até 15 dias úteis para responder.

Se a entidade não responder ou apresentar documentação irregular (como assinatura falsa), o sistema libera a opção para adesão ao acordo. Esse procedimento só pode ser feito pelo Meu INSS ou nos Correios.

Para públicos específicos, como indígenas, comunidades quilombolas e idosos com mais de 80 anos, o ressarcimento é automático, sem necessidade de solicitação.

E um alerta importante: o INSS não envia links nem mensagens pedindo dados pessoais. O instituto também não cobra taxas nem utiliza intermediários.

Toda comunicação oficial acontece apenas pelo Meu INSS, pelo site gov.br, pelo telefone 135 e nas agências dos Correios.

Tatiana Alves /Rádio Nacional/radioagência

  Desenrola já tem mais de 17 mil operações com FGTS para pagar dívidas

Desenrola já tem mais de 17 mil operações com FGTS para pagar dívidas

 


Saque médio é de pouco mais de R$ 600

Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
O programa Desenrola 2.0 registrou mais de 17 mil operações com FGTS para pagar dívidas, com saque médio de pouco mais de R$ 600. Foram reservados R$ 10,3 milhões para renegociações com descontos na segunda fase do programa.

Já a liberação de valores bloqueados do saque-aniversário beneficiou mais de 14,5 milhões de trabalhadores com contratos encerrados entre 2020 e 2025. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos R$ 16,7 bilhões liberados para este fim, quase R$ 15 bilhões foram efetivamente pagos.

Desde 2023, os saques extraordinários somam R$ 34,7 bilhões injetados na economia em momentos de crise ou para estímulo ao consumo.

João Barbosa /Rádio Nacional/radioagência, com informações da Agência Brasil 

   MEC prorroga até 22 de junho o pagamento da inscrição do ENEM 2026

MEC prorroga até 22 de junho o pagamento da inscrição do ENEM 2026

 


Pagamento pode ser feito em banco, casa lotérica ou Pix, por exemplo
Foto: Divulgação
O pagamento da taxa de inscrição do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, de 2026, foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 22 de junho.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira, dia que o prazo seria encerrado.

A taxa de inscrição custa R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União para pagar o valor é gerada na página enem.inep.gov.br/participante.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou em aplicativos bancários, por Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança.

Segundo o MEC, a quitação da taxa é o que garante a participação dos candidatos não-isentos no exame.

A aplicação das provas do Enem 2026 acontece nos dias 8 e 15 de novembro.

Acesso ao ensino superior

O resultado do exame permite que o candidato concorra a vagas em instituições de Ensino Superior por meio de programas federais.

Pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, o participante disputa o acesso a universidades públicas em todo o país.

Ele pode também concorrer a bolsas integrais ou parciais de estudo em faculdades privadas com o Prouni, o Programa Universidade para Todos.

E, ainda, financiar a graduação na Educação Superior usando o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.

Outro destaque: os resultados individuais do exame podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep, o instituto ligado ao MEC responsável pelo Enem.

E o exame também permite certificar a conclusão do Ensino Médio para os candidatos com 18 anos de idade completos e que alcançaram a pontuação mínima exigida.

Oussama El Ghaouri /Rádio Nacional/radioagência 



 Receita paga lote especial de restituição automática em julho

Receita paga lote especial de restituição automática em julho

 

Consulta poderá ser feita a partir do dia 8 de julho

Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Receita Federal pagará, em 15 de julho, um lote especial de restituição automática do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A medida contempla contribuintes que tiveram imposto retido na fonte ao longo de 2024, mas não se enquadram nos critérios de obrigatoriedade de entrega da declaração.

A consulta poderá ser feita a partir do dia 8 de julho, por meio do serviço Meu Imposto de Renda, no site ou no aplicativo da Receita Federal.

O pagamento será feito exclusivamente em conta vinculada à chave Pix do tipo CPF.

O lote especial é destinado a contribuintes que não precisaram declarar, mas tiveram imposto retido em 2024. Serão pagas restituições de até R$ 1 mil. Cerca de 4 milhões de pessoas podem ser contempladas nessa iniciativa piloto, com liberação aproximada de R$ 500 milhões em restituições.

Em nota, a Receita Federal informou que a geração das declarações está ocorrendo de forma gradual desde segunda-feira (15), “podendo se estender por alguns dias, considerando o volume estimado de cerca de 4 milhões de contribuintes”.

Pedro Peduzzi / Agência Brasil

quinta-feira, 18 de junho de 2026

  Gilmar Mendes propõe súmula para conter pautas-bomba no Congresso

Gilmar Mendes propõe súmula para conter pautas-bomba no Congresso

 


Preocupação é com aprovação de matérias de grande impacto fiscal
Foto: Antônio Augusto/STF
O ministro Gilmar Mendes enviou nesta quarta-feira (17) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, uma proposta de súmula para fixar o entendimento da Corte sobre a aprovação de pautas-bomba pelo Congresso Nacional.

A proposta está baseada em julgamentos sobre o tema e pretende consolidar o entendimento de que leis que concedem benefícios fiscais sem compensação financeira são inconstitucionais.

A medida foi proposta após o ministro da Fazenda, Dario Durigan, se reunir com os dois ministros para demonstrar preocupação com a aprovação de matérias grande impacto fiscal pelo Congresso.

A súmula é uma tese jurídica que deve nortear os julgamentos de ações em todo o país que tratam de aumento de gastos. O entendimento também deverá ser levado em conta em atos normativos dos Três Poderes nas esferas federal, estadual e municipal.

"O art. 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias aplica‐se à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, sendo inconstitucional a lei ou ato normativo que crie ou altere despesa obrigatória, conceda benefício fiscal ou implique renúncia de receita sem prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro, bem como sem a indicação das respectivas medidas compensatórias, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal”, diz o texto da súmula.

Caberá a Fachin marcar o julgamento da tese, que precisará ser avaliada pelos demais ministros da Corte e pode sofrer alterações.

Na semana passada, o Senado aprovou uma “pauta-bomba”, que pode ter grande impacto nas contas do governo federal.

Os senadores autorizaram a renegociação de dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos e geopolíticos, como a guerra no Irã.

O impacto da aprovação pode chegar a R$ 140 bilhões em dez anos.

André Richter / Agência Brasil
  Operação da PF mira suspeito de fraudar laudos médicos para compra de veículos no Maranhão

Operação da PF mira suspeito de fraudar laudos médicos para compra de veículos no Maranhão

 


Portal CN1 News, com informações da Comunicação Social da PF/MA

Foto: Divulgação/PF
Nesta quinta-feira (18/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dolus, para cumprir dois mandados de busca e apreensão contra um investigado suspeito de inserir informações falsas em laudos médicos, atestando indevidamente a condição de pessoa com deficiência (PCD) a indivíduos que não possuíam deficiência física ou mental. O objetivo era possibilitar a obtenção indevida de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de veículos automotores.

As investigações tiveram início a partir de denúncias, as quais indicaram a possível ocorrência de fraudes em processos administrativos voltados à concessão do referido benefício fiscal.

Durante cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos em posse do investigado, os quais serão submetidos à perícia, com o objetivo de aprofundar as análises e de possibilitar a identificação de outros eventuais envolvidos e beneficiários do esquema.

De acordo com os elementos apurados até o momento, as condutas investigadas podem caracterizar, em tese, o crime de falsidade ideológica.
   Após ser comunicado da traição de Fufuca, Orleans recebe confirmação do apoio do União Brasil

Após ser comunicado da traição de Fufuca, Orleans recebe confirmação do apoio do União Brasil

 



Depois das movimentações políticas que aproximaram o deputado federal André Fufuca do projeto liderado pelo prefeito Eduardo Braide, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, recebeu uma demonstração pública de apoio do comando nacional do União Brasil.

Em publicação nas redes sociais, Orleans apareceu ao lado do deputado federal Pedro Lucas Fernandes e do presidente nacional da sigla, Antonio Rueda, destacando que ambos “reafirmaram o apoio ao nosso projeto”, reforçando o compromisso do partido com sua pré-candidatura ao Palácio dos Leões.

Na mensagem divulgada, Orleans afirmou que o grupo acredita “no trabalho, nos resultados e em fazer ainda mais pelo nosso estado”, além de defender a união, a lealdade e o compromisso com o povo maranhense.


    César Pires diz que desistiu de entrar no Novo e revela afastamento de Braide

César Pires diz que desistiu de entrar no Novo e revela afastamento de Braide

 




O ex-deputado estadual César Pires afirmou que desistiu de ingressar no Partido Novo após avaliar a estrutura e as lideranças da legenda no Maranhão.

Em entrevista à TV Band Maranhão, ele declarou que se decepcionou com o partido antes mesmo de formalizar sua filiação e concluiu que a sigla não correspondia ao projeto político que pretendia construir.

Apesar das conversas para uma possível mudança partidária, César permanece filiado ao PSD, legenda liderada no estado pelo ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Durante a entrevista, o ex-parlamentar também comentou o cenário para as eleições de 2026 e afirmou que não sabe se contará com o apoio de Braide em sua pré-candidatura ao Senado.

César revelou ainda que não mantém contato com o ex-prefeito há cerca de cinco anos. Sem citar nomes, ele também fez críticas ao ambiente interno do Novo e indicou que a experiência de conhecer mais de perto a legenda foi determinante para desistir da filiação.
   Veja os resultados dos jogos desta quarta-feira (17) na Copa

Veja os resultados dos jogos desta quarta-feira (17) na Copa

 


Inglaterra levou a melhor sobre a Croácia com placar de 4 a 2

Foto: Reprodução/Fifa
As partidas desta quarta-feira (17) marcaram a estreia das seleções de Portugal e Inglaterra na Copa do Mundo 2026 e também o fim da primeira rodada da fase de grupos.

O time de Cristiano Ronaldo ficou somente no empate com a República Democrática do Congo (RDC).

Já a Inglaterra levou a melhor sobre a Croácia, com vitória por 4 a 2 no primeiro clássico europeu da Copa do Mundo, disputado no AT&T Stadium, na cidade de Dallas (Estados Unidos).

Veja abaixo os resultados dos jogos:

Portugal 1 x 1 RD Congo

As seleções de Portugal e da República Democrática do Congo (RDC) se enfrentaram nesta quarta-feira (17), em Houston, nos Estados Unidos. Na estreia das seleções do Grupo K, o placar terminou em 1 a 1, com gosto de vitória para a RD Congo que marcou pela primeira vez em uma Copa do Mundo.

Inglaterra 4 x 2 Croácia

A Inglaterra levou a melhor sobre a Croácia, com vitória por 4 a 2 no primeiro clássico europeu da Copa do Mundo, disputado no AT&T Stadium, na cidade de Dallas (Estados Unidos).

Os Três Leões - apelido da seleção britânica - mostraram determinação em campo para buscar o segundo título mundial, após jejum de 60 anos. No jogo de abertura do Grupo L do Mundial, o atacante Harry Kane balançou a redes duas vezes para os britânicos e tornou-se o maior artilheiro do país, ao lado de Gary Lineker, com 10 gols.

Gana 1 x 0 Panamá

Aos 50 minutos do segundo tempo, Yirenkyi marcou o gol, garantindo a vitória para a seleção africana. Gana conquistou o mesmo número de pontos da Inglaterra no Grupo L.

Uzbequistão e Colômbia

O último jogo do dia será entre Uzbequistão e Colômbia, pelo Grupo K, a partir das 23h (horário de Brasília). É a primeira vez que o Uzbequistão participa de uma Copa do Mundo.

A Colômbia se destaca por ter um time experiente e competitivo, de jogo vertical, intenso e veloz.