jku7bl

domingo, 28 de junho de 2026

    Prefeita Belezinha e deputado Aluizio Santos prestigiam inauguração da New TV em Chapadinha

Prefeita Belezinha e deputado Aluizio Santos prestigiam inauguração da New TV em Chapadinha

 


Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 

A cidade de Chapadinha ganhou, na sexta-feira (26), um novo espaço dedicado à informação, ao entretenimento e à comunicação. Foi inaugurada a sede da New TV Mídia e Comunicação, canal no YouTube que tem à frente as comunicadoras Nágera Pontes e Míria Araújo, profissionais que já possuem atuação consolidada na comunicação chapadinhense. 
Confira, no vídeo abaixo, os registros da inauguração da New TV e a presença das autoridades e convidados.
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades, convidados e profissionais da imprensa, entre eles a prefeita Ducilene Belezinha e o deputado estadual Aluizio Santos, que destacaram a importância do novo empreendimento para o fortalecimento da comunicação local.  
Durante o evento, a prefeita Belezinha parabenizou as idealizadoras da New TV e ressaltou o papel da imprensa no desenvolvimento da cidade.

"Fico feliz em acompanhar esse momento tão importante e celebrar mais um empreendimento que fortalece a comunicação, valoriza a informação e contribui para o desenvolvimento de Chapadinha. Parabenizo toda a equipe da New TV por essa conquista e desejo muito sucesso nessa nova caminhada. Que esse novo espaço seja marcado por muito trabalho, compromisso e credibilidade", destacou.
O deputado Aluizio Santos também comemorou a chegada do novo veículo de comunicação e desejou êxito às responsáveis pelo projeto.
"Foi uma grande satisfação participar da inauguração da New TV ao lado da nossa prefeita Belezinha. É mais um importante meio de comunicação que nasce para levar informação, entretenimento e a Palavra de Deus à nossa população. Parabenizo toda a equipe, em especial Nágera Pontes e Míria Araújo, que estarão à frente desse belo projeto. Que essa nova caminhada seja marcada por muito sucesso, credibilidade e bênçãos. Contem sempre com o nosso apoio", afirmou.
Também prestigiaram a inauguração a secretária municipal de Comunicação, Vivian Pestana, acompanhada dos colegas Lidiane Reinaldo e Tiago Almeida. Em nome da equipe da comunicação institucional do município, Vivian desejou sucesso às idealizadoras da New TV.

"Desejamos muito sucesso à equipe da New TV nessa nova caminhada, em especial às queridas Míria Araújo e Nágera Pontes, por esse espaço dedicado à comunicação, à informação e ao fortalecimento da nossa cidade", declarou.

Nota do Portal CN1 News
O Portal CN1 News parabeniza as colegas Nágera Pontes e Míria Araújo pela inauguração da sede da New TV Mídia e Comunicação. Desejamos que este novo projeto seja marcado por credibilidade, ética, profissionalismo e muito sucesso, contribuindo para o fortalecimento da comunicação regional e levando informação de qualidade à população de Chapadinha e de toda a região. Que esta nova caminhada seja repleta de conquistas e grandes realizações.

  Em parceria com Aluizio Santos, Prefeitura promove mutirão que transforma a vida de centenas de chapadinhenses; Veja Vídeo

Em parceria com Aluizio Santos, Prefeitura promove mutirão que transforma a vida de centenas de chapadinhenses; Veja Vídeo






Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 
A união de esforços entre a Prefeitura de Chapadinha e o deputado estadual Aluizio Santos tem garantido importantes avanços na saúde pública do município. Com recursos destinados por meio de emenda parlamentar do deputado e execução da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, centenas de chapadinhenses foram beneficiados com cirurgias oftalmológicas e procedimentos de tratamento de varizes. 

No vídeo abaixo, confira os depoimentos e os principais momentos do mutirão de saúde.
Na última sexta-feira (27), foi concluída mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, realizado no Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA), beneficiando mais de 500 pacientes. Paralelamente, o Mutirão de Varizes teve continuidade até sábado (28), nas Escolas Alexandre Costa e Isaías Fortes, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados que devolvem saúde, autonomia e qualidade de vida.
A prefeita Ducilene Belezinha e o deputado estadual Aluizio Santos acompanharam de perto os atendimentos realizados na Escola Alexandre Costa. Durante a visita, a prefeita ressaltou a importância da parceria para ampliar a oferta de serviços de saúde no município e destacou o caso da paciente Silvana Borges do Nascimento, uma das beneficiadas pelo mutirão.

"A senhora Silvana Borges do Nascimento é uma das pacientes beneficiadas por essa ação, que está devolvendo mais qualidade de vida à nossa população. Seguimos trabalhando para ampliar o acesso à saúde, com o importante apoio da emenda parlamentar do deputado estadual Aluizio Santos", afirmou a prefeita.
O deputado Aluizio Santos destacou que os resultados alcançados refletem o compromisso conjunto em investir na saúde dos chapadinhenses.
"É gratificante ver tantas pessoas recuperando a visão e a qualidade de vida. Esse é o resultado do nosso trabalho, das nossas emendas e da parceria com a Prefeitura de Chapadinha. Agradeço à prefeita Belezinha, ao secretário Alex Castelo Branco e a todos os profissionais envolvidos por fazerem a diferença na vida da nossa população", declarou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão da prefeita Ducilene Belezinha e do deputado estadual Aluizio Santos em fortalecer a saúde pública de Chapadinha, garantindo investimentos que reduzem a demanda reprimida por procedimentos especializados e asseguram atendimento digno, humanizado e de qualidade à população.



    Avó é presa no Maranhão suspeita de abandonar neta recém-nascida em rua

Avó é presa no Maranhão suspeita de abandonar neta recém-nascida em rua





Portal CN1 News, com informações da SSP/MA 

Foto: Divulgação
A Polícia Civil do Maranhão,com apoio da Polícia Militar, na sexta-feira (26),deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra uma mulher suspeita por abandonar uma recém-nascida de apenas cinco dias de vida em via pública, no município de Arame.

O caso, ocorrido no último fim de semana, causou forte comoção entre os moradores da cidade. A ação foi registrada em vídeo e as imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais, gerando revolta e indignação na população.

Diante da gravidade dos fatos, a Delegacia de Polícia de Arame, instaurou imediatamente um inquérito policial para apurar as circunstâncias do crime. Durante as investigações, foi constatado que a mulher presa é avó da criança e, conforme apurado, teria abandonado a bebê em plena via pública com o objetivo de “chamar a atenção da filha”.

Com base nos elementos reunidos durante a investigação, a autoridade policial representou pela prisão preventiva da suspeita, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.

Após a expedição da ordem judicial, equipes da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, realizaram diligências e efetuaram a prisão da investigada.

A mulher foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, colocada à disposição da Justiça.

As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento do caso.
  Protesto interdita trecho da BR-135, em Bacabeira, por más condições da pista

Protesto interdita trecho da BR-135, em Bacabeira, por más condições da pista


Foto: Reprodução/Redes sociais
Moradores da comunidade Vila Cearense bloquearam, neste sábado (27), um trecho da BR-135, em Bacabeira, na Região Metropolitana de São Luís. O protesto foi motivado pelas más condições da pista e provocou lentidão no tráfego da rodovia.

Segundo os moradores, o trecho apresenta buracos e outros problemas estruturais, o que, segundo eles, aumenta o risco de acidentes e dificulta a passagem de veículos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que enviou equipes ao local para acompanhar a ocorrência e orientar os motoristas.

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que está adotando medidas para contratar uma empresa especializada para executar obras no trecho. O serviço prevê a recuperação do pavimento entre os municípios de Bacabeira e Santa Rita.

De acordo com o órgão, a previsão é que os trabalhos comecem em até 60 dias. Ainda segundo o DNIT, a intervenção deve solucionar de forma definitiva os problemas registrados na rodovia.

Fonte: g1 MA 

    Mortes após terremotos na Venezuela sobem para 1.430

Mortes após terremotos na Venezuela sobem para 1.430

 


Dois brasileiros estão entre as vítimas

Foto: Agência Venezuelana de Notícias
O número de mortes em razão dos terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24) subiu para 1.430. O balanço foi divulgado neste sábado (27) pelo governo venezuelano.

Os números mostram ainda 3.238 feridos pelos tremores, que registraram magnitude de 7,5 e 7,2 graus na escala Richter. Segundo o governo venezuelano, foram contabilizadas pelo menos 430 réplicas de menor intensidade.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que dois brasileiros – uma mulher e um homem – morreram em decorrência dos terremotos. Uma das vítimas é a brasiliense Vanessa Zacarias da Silva, 44 anos.

Na tarde de sexta-feira (26), um novo terremoto, de magnitude 4,9, atingiu a costa norte da Venezuela. O tremor foi sentido na capital Caracas e na cidade vizinha de Maracay.

Paula Laboissière / Agência Brasil
  Brasil inicia operações de busca e resgate após terremoto na Venezuela

Brasil inicia operações de busca e resgate após terremoto na Venezuela




Cenário é de destruição e falta de serviços básicos

Foto: REUTERS/Maxwell Briceno
Equipes brasileiras iniciaram neste sábado (27) a operação de busca e resgate na Venezuela após o terremoto que atingiu o país, em meio a um cenário de destruição e falta de serviços básicos.

Coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), a missão humanitária integra uma força-tarefa internacional voltada à localização de sobreviventes.

O Brasil enviou cerca de 10 toneladas de materiais e equipamentos, uma caminhonete, 37 bombeiros militares e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As equipes estão instaladas em uma base improvisada na região de Los Corales, onde prestam apoio ao governo local.

Buscas

O Ministério da Integração informou que o primeiro dia de atuação foi dedicado à busca e salvamento de vítimas sob escombros.

A operação utiliza sensores de movimento, aparelhos para detectar sinais de celulares de vítimas soterradas e seis cães farejadores.

Segundo o diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec, Armin Braun, a situação no local é crítica.

“Estamos em uma verdadeira corrida contra o tempo em um país devastado, sem água, sem energia, com muita gente na rua, fora de suas casas”, afirmou.

Cargas

No final da tarde deste sábado, mais uma aeronave brasileiro decolou com destino à Venezuela.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a carga desse terceiro voo inclui purificadores de ar e um módulo complementar para a instalação de Hospital de Campanha.

Pedro Peduzzi /Agência Brasil

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas

Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas




Projeto Norte Conectado prevê expansão para mais 70 comunidades
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Pelos menos 6,1 milhões de moradores em comunidades de difícil acesso no norte do país já contam com internet de alta velocidade por meio de cabos de fibra ótica instalados em leitos dos rios do norte do país. Os dados fazem parte de um levantamento sobre o programa “Norte Conectado” divulgado nessa quinta-feira (25) pelo Ministério das Comunicações.

Esses cabos fazem parte da estrutura de “infovias subfluviais”, como é chamada essa tecnologia. Atualmente existem cinco já implementadas. O governo pretende instalar mais quatro infovias ,ampliar o público beneficiado para 7,5 milhões de pessoas e chegar, ao todo, a mais 70 comunidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia e Roraima. Os recursos são de R$ 1,3 bilhão do Novo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Proteção à floresta

Em evento em Brasília, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a implementação dos cabos de fibra ótica nos leitos dos rios evita que haja desmatamento.

“Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos”, afirmou.

O conselheiro Edson Holanda, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse que a conectividade ajuda a garantir desenvolvimento e cidadania aos moradores da região.

“O meio ambiente deixou de ser barreira para ser o caminho da integração do nosso país na conectividade verde”, disse.

Infovias

Há cinco infovias em funcionamento. A número 00 liga Macapá (AP) a Santarém (PA), chega a cinco localidades com 769 quilômetros de fibra óptica subfluvial no Baixo Amazonas. A infovia 01 vai de Santarém (PA) a Manaus (AM), por 11 localidades com 1.054 quilômetros de cabos no Médio Amazonas.

A Infovia 02 Conecta Manaus (AM) a Atalaia do Norte (AM), passa por 20 localidades e soma mais de 2 mil quilômetros de cabos. A de número 03 liga Belém (PA) a Macapá (AP), vai a seis localidades em 779 quilômetros. A de número 04 conecta Manaus (AM) a Boa Vista (RR), por seis localidades com mais de 1,1 mil quilômetros de infraestrutura.

“Cada trecho de fibra, cada ponto conectado e cada sistema está se transformando em benefício concreto para a população”, afirmou o ministro.

Luiz Claudio Ferreira / Agência Brasil
   Julinho cumpre ameaça e manda derrubar placa denunciada no Xeque-Mate

Julinho cumpre ameaça e manda derrubar placa denunciada no Xeque-Mate


O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, cumpriu a ameaça denunciada pelo jornalista Matias Marinho durante o programa Xeque-Mate e mandou derrubar uma placa publicitária instalada na região do Outeiro. O caso havia sido levado ao conhecimento da população dias antes, quando representantes envolvidos relataram que a estrutura poderia ser removida por determinação da Prefeitura, mesmo estando regularizada.

Segundo as informações apresentadas durante a entrevista, a placa estava instalada há bastante tempo em área pública próxima ao restaurante Sabor do Nordeste e possuía as autorizações necessárias para funcionamento. O proprietário da estrutura afirmou que o equipamento representava um investimento de aproximadamente R$ 9 mil e alertou que uma eventual retirada causaria prejuízo significativo ao seu negócio, mantido com muito esforço por um microempreendedor que trabalha diariamente para sustentar sua atividade.

Na ocasião, durante o programa, foi feita a previsão de que a gestão municipal acabaria executando a remoção. “Conhecendo o prefeito Julinho como eu conheço, ele vai mandar derrubar mesmo”, afirmou Matias Marinho. A declaração acabou se confirmando. Conforme registrado em vídeo, a placa foi efetivamente derrubada, gerando revolta e críticas de quem considera que a medida atingiu diretamente um trabalhador, e não os responsáveis pela contratação da publicidade.

O episódio ganhou novos desdobramentos porque há relatos de que outra placa também estaria na mira da Prefeitura. No entanto, segundo as denúncias, essa segunda estrutura estaria localizada em território de Paço do Lumiar, fora dos limites de São José de Ribamar. O caso segue repercutindo e levantando questionamentos sobre a forma adotada pela administração municipal para lidar com a situações.
  Gestão Belezinha incentiva a cultura popular e promove grande festa junina no Espaço Cultural; Veja Vídeo

Gestão Belezinha incentiva a cultura popular e promove grande festa junina no Espaço Cultural; Veja Vídeo





Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 

O primeiro Arraial do Espaço Cultural de Chapadinha foi um grande sucesso e reuniu centenas de pessoas em uma noite marcada por alegria, tradição e valorização da cultura popular. Realizado no Espaço Cultural Manoel Lira Pereira, o evento encantou o público com apresentações culturais, danças típicas e manifestações que celebram as raízes e a identidade do povo chapadinhense. 

Veja no vídeo abaixo os momentos que marcaram o 1º Arraial do Espaço Cultural e a valorização da cultura popular em Chapadinha.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão da prefeita Belezinha com o incentivo à cultura, promovendo ações que preservam as tradições juninas e fortalecem os artistas, grupos folclóricos e manifestações culturais do município. O investimento em eventos como esse contribui para manter viva a identidade cultural de Chapadinha, além de proporcionar lazer e integração para a população.
Durante toda a programação, famílias, jovens e visitantes prestigiaram as apresentações, transformando o Espaço Cultural em um verdadeiro palco de celebração das tradições nordestinas. O clima de animação e participação popular evidenciou o sucesso do evento.
A Prefeitura de Chapadinha agradeceu a presença de todos que participaram da festa e reafirmou o compromisso de continuar investindo em iniciativas que valorizem a cultura, fortaleçam as tradições e promovam momentos de convivência para a população, consolidando Chapadinha como referência na preservação de seu patrimônio cultural.



    Dois brasileiros morrem em terremotos na Venezuela, diz Itamaraty

Dois brasileiros morrem em terremotos na Venezuela, diz Itamaraty

 

Informação foi dada pelo Itamaraty em publicação no X

Foto: Divulgação/AFP 
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nessa quinta-feira (25) que dois brasileiros -- uma mulher e um homem -- morreram em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta (24). Tremores podem ter deixado milhares de mortos.

"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O ministério informa ainda estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", disse a pasta em publicação no X.

Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu área de aproximadamente 160 quilômetros (km) a oeste de Caracas na noite de quarta-feira, seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto de magnitude 7,5 foi o mais forte da Venezuela desde 1900. O país fica na fronteira entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul e sofreu terremotos devastadores, incluindo um que matou cerca de 30 mil pessoas em 1812.

Um pouco antes do anúncio do Itamaraty, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou o uso de uma aeronave KC-390 Millennium para missão humanitária brasileira à Venezuela com decolagem prevista para às 10h de hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia afirmado ontem que prometeu à presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, o envio de "tudo o que for necessário" ao país.

"Fizemos uma reunião com vários ministros agora. Eu falei com a presidenta Delcy, da Venezuela, de manhã, do carro, para perguntar a ela o que precisava que a gente fizesse, e estamos reunindo vários ministros para mandar tudo o que for necessário: água, bombeiro, defesa civil, comida, remédio", disse Lula, ao discursar em evento de entregas do Programa Terra da Gente em Mato Grosso do Sul.

Agência Brasil, Reportagem de Maria Carolina Marcello; edição de Igor Sodré

quinta-feira, 25 de junho de 2026

  Operação Mulher Segura prende suspeitos de violência doméstica no Maranhão e Tocantins

Operação Mulher Segura prende suspeitos de violência doméstica no Maranhão e Tocantins

 



Portal CN1 News, com informações da SSP/MA 

Foto: Divulgação/SSP-MA
A Polícia Civil do Maranhão intensificou, nesta quarta-feira (24), ações de combate à violência contra a mulher por meio da Operação Mulher Segura, resultando no cumprimento de mandados de prisão preventiva em duas ocorrências distintas envolvendo crimes de violência doméstica e familiar.

Em uma das ações, a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEM) de Imperatriz, em operação integrada com a Polícia Civil do Estado do Tocantins, cumpriu, na cidade de Guaraí,no Tocantins, um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelos crimes de estupro, lesão corporal, ameaça, injúria e violência psicológica contra a mulher praticados em Imperatriz.

De acordo com as investigações, o indivíduo praticava reiterados atos de violência doméstica contra a ex-companheira, incluindo agressões físicas, ameaças, ofensas e outras formas de violência previstas na Lei Maria da Penha. Durante a apuração, foi constatado o risco de novas agressões, circunstância que tornou necessária a prisão para assegurar a proteção da vítima.

Após a captura, o investigado foi submetido aos procedimentos legais cabíveis e permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Ainda no âmbito da Operação Mulher Segura, também nesta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, com apoio da 2ª Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem pelo descumprimento de medida protetiva de urgência.

Segundo as informações apuradas, a vítima, mãe do investigado, era alvo recorrente de agressões verbais motivadas pelo quadro de dependência química do agressor. Diante da violação das medidas impostas pela Justiça, foi decretada a prisão preventiva do autor.

Após a realização dos procedimentos de praxe, o conduzido foi encaminhado à unidade prisional, onde permanece à disposição do Poder Judiciário

  Refis 2026: Débitos de IPVA podem ser quitados com até 100% de desconto no Maranhão

Refis 2026: Débitos de IPVA podem ser quitados com até 100% de desconto no Maranhão

 


Portal CN1 News 
Os proprietários de veículos no Maranhão já podem aproveitar as condições especiais oferecidas pelo Refis 2026 para regularizar débitos de IPVA vencidos até 31 de dezembro de 2025. O programa foi lançado pelo governador Carlos Brandão, que anunciou o retorno do Refis do IPVA no estado, permitindo que proprietários de veículos regularizem débitos inscritos até dezembro de 2025 com condições especiais de pagamento.

Quem optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas incidentes sobre a dívida. Já os contribuintes que preferirem parcelar o débito poderão dividir o valor em até 12 vezes, com desconto de 60% sobre os encargos.

A iniciativa contempla débitos inscritos ou não em dívida ativa e busca facilitar a regularização fiscal dos proprietários de veículos, permitindo que fiquem em dia com suas obrigações tributárias de forma mais acessível.

De acordo com a Sefaz, o valor mínimo das parcelas será de R$ 30 para motocicletas e de R$ 100 para os demais veículos automotores.

O prazo para adesão ao Refis 2026 segue até 31 de agosto de 2026. Os interessados podem emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) diretamente no portal da Fazenda Estadual ou procurar uma das unidades de atendimento da Sefaz.

Além de beneficiar os contribuintes, o programa também contribui para o fortalecimento da arrecadação estadual, garantindo recursos para investimentos em áreas essenciais e serviços públicos.
  Caso Americanas: PF deflagra segunda fase da Operação Disclosure

Caso Americanas: PF deflagra segunda fase da Operação Disclosure

 

Supostas fraudes estão estimadas em R$ 54 bilhões
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Disclosure, para aprofundar as investigações sobre supostas fraudes contábeis estimadas em aproximadamente R$ 54 bilhões.

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também determinou o sequestro de bens e valores em nome dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.

“Segundo as investigações, os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico”, informou a PF.

Ainda de acordo com a nota, as apurações apontam indícios dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa.

Entenda

A primeira fase da Operação Disclosure foi deflagrada em junho de 2024, quando policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão contra ex-diretores da empresa Americanas. Também foram cumpridos o sequestro de bens e valores que somavam mais de R$ 500 milhões.

À época, a PF informou que as investigações tiveram a colaboração da atual diretoria da empresa. Os policiais apuraram que os então diretores da Americanas praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, que consiste numa operação na qual a varejista consegue antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimo junto aos bancos.

As investigações também constataram “fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais que geralmente são utilizados no setor, mas no presente caso eram contabilizadas VPCs que nunca existiram”, informou a corporação.

Ainda em 2024, as notícias envolvendo a operação que mirou a antiga cúpula do Grupo Americanas trouxeram à tona desafios e limites da regulamentação do mercado financeiro no país, conforme avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil e do próprio órgão regulador estatal, que reconhecem fatores que impedem o melhor acompanhamento de balanços contábeis e governanças de grandes companhias.

Entre os aspectos apontados pelos entrevistados estão a necessidade de um equilíbrio entre regulamentação estatal e do próprio mercado; conflitos de interesses que minam a autorregulação; sofisticação de fraudes empresariais, com um “time” estruturado para manipular dados; e orçamento inadequado e falta de pessoal no quadro de funcionários do órgão regulador estatal.

Paula Laboissière / Agência Brasil
  Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%

Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%

 

Conta de luz foi o preço que mais pressionou o bolso no mês

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A prévia da inflação oficial de junho ficou em 0,41%. Esse resultado representa que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) perdeu força pelo segundo mês seguido. Em abril, o IPCA-15 tinha marcado 0,89% e, em maio, 0,62%.

No acumulado de 12 meses, o índice soma 4,8%. Em maio, essa alta acumulada era de 4,64%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA.

De acordo com o Boletim Focus da última segunda-feira (22), sondagem feita pelo Banco Central (BC) com instituições financeiras, a mediana da expectativa para a inflação oficial de junho é de 0,32%.

Para chegar à prévia da inflação, os pesquisadores coletam preços de nove grupos de produtos e serviços. Em junho, a alta média dos alimentos e bebidas e da habitação responderam por dois terços do IPCA-15.

Veja o comportamento dos grupos e os impactos em ponto percentual (p.p.):

Alimentação e bebidas: 0,74% (0,16 p.p.)

Habitação: 0,72% (0,11 p.p.)

Artigos de residência: 0,36% (0,01 p.p.)

Vestuário: 0,45% (0,02 p.p.)

Transportes: -0,03% (-0,01 p.p.)

Saúde e cuidados pessoais: 0,47% (0,06 p.p.)

Despesas pessoais: 0,34% (0,04 p.p.)

Educação: -0,02% (0,00 p.p.)

Comunicação: 0,34% (0,02 p.p.)

Alimentação em casa sobe menos

Dentro do grupo alimentação e bebida, a alimentação no domicílio variou 0,87%. Em maio, tinha subido 1,73%.

Os preços que mais subiram no grupo foram o da batata-inglesa (29,42%), do tomate (17,27%), do feijão-carioca (14,29%) e da cebola (9,54%).

O IBGE destacou que, no semestre, tomate (103,84%), cenoura (103,10%) e batata-inglesa (100,20%) mais que dobraram de preço. Alimentos são produtos que têm os custos muito relacionados a condições climáticas.

Bandeira amarela pesa

No grupo habitação, o custo que mais cresceu foi o da energia elétrica residencial (2,04%). De todos os 377 produtos e serviços pesquisados, a conta de luz teve o maior impacto de alta (0,08 p.p.).

A explicação, segundo o IBGE, está na bandeira tarifária amarela, com a cobrança adicional de R$ 1,885 para cada 100 quilowatt-hora (Kwh) consumidos.

As bandeiras tarifárias são determinadas mês a mês pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que têm custo maior.

Contribuíram também para a alta da conta de luz os reajustes tarifários em Belo Horizonte, no Recife, em Fortaleza e Salvador. Mesmo esses sendo impactos regionais, o IPCA, por ser uma média nacional, reflete os aumentos.

No grupo transportes, as passagens aéreas ficaram 7,24% mais caras (impacto de 0,05 p.p.). No sentido inverso, os combustíveis recuaram 1,22% (impacto de -0,08 p.p.).

De todo o IPCA-15, o etanol (-5,30%) e a gasolina (-0,73%) foram os preços com o maior impacto negativo (-0,04 p.p. cada). O óleo diesel recuou 1,47% em junho.

IPCA-15

O IPCA-15 tem basicamente a mesma metodologia do IPCA, a chamada inflação oficial, que serve de base para a política de meta de inflação do governo: 3% no acumulado em 12 meses, com margem de tolerância de 1,5 p.p. para mais ou para menos.

A diferença entre os índices está no período de coleta de preços e na abrangência geográfica. Na prévia, a pesquisa é feita e divulgada antes mesmo de acabar o mês de referência. Em relação à divulgação atual, o período de coleta foi de 16 de maio a 16 de junho.

Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Atualmente o valor do mínimo é R$ 1.621.

O IPCA-15 coleta preços em 11 localidades do país (as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Porto Alegre, Belo Horizonte, do Recife, de São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.); e o IPCA, 16 localidades (inclui Vitória, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju). O IPCA cheio de junho será divulgado em 10 de julho.

Bruno de Freitas Moura /Agência Brasil
  Brandão supera média de crescimento da gestão Flávio Dino, aponta estudo

Brandão supera média de crescimento da gestão Flávio Dino, aponta estudo

 



Um estudo sobre a trajetória econômica do Maranhão entre 2007 e 2023 indica que o desempenho do estado em 2023, primeiro ano completo da gestão do governador Carlos Brandão, superou a média anual de crescimento registrada durante o período em que o estado foi governado por Flávio Dino.

De acordo com o levantamento, intitulado “A Trajetória Econômica do Maranhão (2007–2023)”, o estado registrou crescimento real de 3,6% em 2023, enquanto a média anual observada entre 2015 e 2022 foi de 1,4%.

O relatório ressalta, no entanto, que os períodos analisados ocorreram sob contextos macroeconômicos distintos, incluindo a recessão de 2015 e 2016 e a pandemia da Covid-19 durante a gestão anterior, enquanto 2023 foi marcado por um cenário de maior estabilidade econômica.

O estudo também destaca a recuperação do estado após a pandemia, com crescimento de 6,2% em 2021, seguido por 3,4% em 2022 e 3,6% em 2023. Entre os fatores apontados para o desempenho estão o fortalecimento do agronegócio, a infraestrutura logística do Arco Norte e a expansão do mercado interno, reforçando a capacidade de adaptação da economia maranhense em diferentes ciclos.

   Allan Garcês abre o jogo sobre os rumos da direita em entrevista ao Xeque-Mate; Confira

Allan Garcês abre o jogo sobre os rumos da direita em entrevista ao Xeque-Mate; Confira

 

Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 

Na edição desta quarta-feira (24), o programa Xeque-Mate, comandado pelos jornalistas Matias Marinho e Pedro de Almeida, entrevistou o deputado federal Allan Garcês, um dos principais representantes do bolsonarismo no Maranhão. 

Assista abaixo à entrevista concedida por Allan Garcês ao programa Xeque-Mate.

   Terremotos na Venezuela deixam 164 mortos e quase mil feridos

Terremotos na Venezuela deixam 164 mortos e quase mil feridos




Os tremores foram os mais fortes em mais de um século

Foto: Reprodução / Redes sociais
Pelo menos 164 pessoas morreram e quase mil ficaram feridas no desabamento de prédios após os dois terremotos que atingirem a Venezuela no início da noite dessa quarta-feira (25).

Um de magnitude 7.2 na escala Richter, a cerca de 160 km a oeste da capital Caracas. Menos de um minuto depois, outro de magnitude 7.5, segundo dados do Serviço Geológico norte-americano. Tudo isso, pouco depois das 19h, no horário de Brasília. Em seguida, foram pelo menos 30 réplicas de menor intensidade.

Segundo a Telesur, emissora estatal venezuelana, esses tremores foram os mais fortes em mais de um século.

Todos os esforços estão sendo para o resgate das vítimas nas dezenas de escombros em várias cidades.

A agência norte-americana fala em maior probabilidade de vítimas na faixa entre 10 mil e 100 mil pessoas. E perdas equivalentes de até 7% do PIB do país.

Segundo a agência Reuters, um site - de grupos de oposição ao governo - registrava mais de 10 mil desaparecidos.

Horas depois dos dois terremotos, a conexão pela internet ainda permanecia reduzida, por causa dos cortes de energia e danos à infraestrutura.

A presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência. As regiões mais afetadas ficam no centro-norte do país, inclusive a capital, Caracas. Rodríguez pediu mobilização dos profissionais de saúde, suspendeu as aulas nos próximos dias, e anunciou a criação de um fundo de 200 milhões de dólares, com recursos da Venezuela, que estão no FMI.

Moradores de Roraima, Amazonas, Amapá e Pará relataram terem sentido os tremores. Alguns prédios chegaram a ser evacuados em cidades como Belém, Santarém e Macapá.

O governo brasileiro manifestou pesar pelas perdas em decorrência dos terremotos, e solidariedade ao governo e ao povo da Venezuela. Segundo o Itamaraty, não foram identificados brasileiros entre as vítimas.

Líderes da América Latina e mundiais ofereceram apoio. O presidente Lula pediu para o ministério de Relações Exteriores avaliar medidas de assistência. Foi estabelecido um plantão consular tanto na Embaixada do Brasil em Caracas, quanto em Brasília, para atendimento sobre a situação na Venezuela.

Gabriel Corrêa /Rádio Nacional/radioagência
  Aluizio Santos cobra solução definitiva para as BRs 135 e 222 e reforça defesa da saúde pública

Aluizio Santos cobra solução definitiva para as BRs 135 e 222 e reforça defesa da saúde pública



Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1 

O deputado estadual Aluizio Santos segue atuando de forma firme na defesa dos interesses da população maranhense. Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão nesta quarta-feira (24), o parlamentar voltou a cobrar providências e uma solução definitiva para os graves problemas enfrentados nas BRs 135 e 222, rodovias consideradas fundamentais para a mobilidade e o desenvolvimento econômico do estado. 

Confira no vídeo abaixo o pronunciamento do deputado Aluizio Santos na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Segundo Aluizio Santos, as condições das estradas têm colocado em risco a vida de milhares de pessoas que utilizam diariamente essas vias, entre elas motoristas, trabalhadores, estudantes e equipes de saúde. O deputado destacou que a precariedade das rodovias compromete o transporte de pacientes, dificulta o deslocamento de ambulâncias e gera prejuízos para diversos setores da economia.
O parlamentar reafirmou que continuará utilizando seu mandato para cobrar das autoridades competentes ações concretas que garantam a recuperação e a manutenção adequada das BRs, defendendo investimentos capazes de oferecer mais segurança e melhores condições de tráfego à população.
Além da pauta da infraestrutura, Aluizio Santos também reconheceu o trabalho realizado pelos prefeitos e profissionais da saúde que, mesmo diante dos desafios e da alta demanda, mantêm os hospitais municipais em funcionamento. Para o deputado, essas unidades exercem papel fundamental na assistência à população, especialmente nos municípios do interior.

“Nosso compromisso é seguir fiscalizando, cobrando e buscando soluções que melhorem a vida dos maranhenses. Não podemos aceitar que problemas tão graves continuem sem resposta, principalmente quando envolvem a segurança nas rodovias e o atendimento na saúde pública”, ressaltou o deputado.

Com atuação constante em defesa dos municípios, Aluizio Santos reafirma seu empenho na busca por melhorias para a infraestrutura viária e para o fortalecimento da rede pública de saúde em todo o Maranhão.

 Vini Júnior brilha, e Brasil vence e convence; Neymar entra bem

Vini Júnior brilha, e Brasil vence e convence; Neymar entra bem



Vitória por 3 x 0 sobre a Escócia garante primeiro lugar do Grupo C
 Foto: Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images
Enfim, a redenção. Nesta quarta-feira (24), o povo brasileiro voltou a sorrir ao assistir à vitória de um Brasil recheado de craques, mas que até então não inspirava tanta confiança na Copa do Mundo. Contra a equipe da Escócia, no entanto, a Seleção Brasileira, com a participação de Neymar nos minutos finais da partida, venceu e convenceu, explodindo o país em festa.

O Brasil não deu chances ao time escocês. Apesar de um susto aqui outro ali, a superioridade da equipe Canarinho foi evidente. Com a vitória por 3 a 0, a Seleção Brasileira garantiu o primeiro lugar do Grupo C do mundial. No outro jogo, Marrocos venceu o Haiti por 4 a 2 e ficou com a segunda colocação.

Vini Júnior brilha

Mais uma vez, a estrela de Vini Júnior brilhou. O jogador marcou duas vezes e ainda teve um gol anulado pelo juiz. O craque vem se destacando nesta Copa do Mundo e segue comandando a Seleção na luta pelo hexacampeonato. O terceiro gol foi marcado por Matheus Cunha.

Neymar

A cereja do bolo foi a entrada de Neymar na partida, aos 30 minutos do segundo tempo. A torcida, que gritava nome do craque e pedia o camisa 10 em campo, foi atendida pelo técnico Carlo Ancelotti e foi à loucura quando o jogador foi chamado. E Neymar entrou bem. Correu, pediu a bola, deu passes, chutou a gol e até ajudou na marcação. O caminho é longo, mas os sinais dados pelo craque na partida dão real esperança.

Próxima partida

O adversário do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo sai nesta quinta-feira (25). Os jogos entre Holanda e Tunísia e Japão e Suécia definirão o segundo colocado do Grupo F, que enfrentará a Seleção Brasileira. O Brasil volta a campo na próxima segunda-feira (29), às 14h, no horário de Brasília, em Houston, nos Estados Unidos.

Rafael Guimarães /Radioagência Nacional

quarta-feira, 24 de junho de 2026

    INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios

INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios

 

Exceções incluem idosos com mais de 80 anos, refugiados e outros

Foto: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai ampliar a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

A regra, publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, servirá para confirmar a concessão do benefício.

A diretriz determina a exigência do cadastro biométrico para os requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais realizados a partir de 21 de novembro de 2025.

Agora, quem for realizar o pedido do benefício deverá comprovar a existência de registro biométrico em uma das seguintes bases oficiais do governo:

. Carteira de Identidade Nacional (CIN);

. Título Eleitoral; ou

. Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida. Vale lembrar que a exigência já era aplicada desde 1º de setembro de 2024 nos requerimentos de BPC-Loas.

Pela portaria ficam dispensados da apresentação do registro biométrico:

. pessoas com idade superior a 80 anos, bastando a confirmação no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou apresentação de documento de identificação válido com foto;

. migrantes, refugiados ou apátridas, com protocolo de solicitação de refúgio, protocolo de solicitação de reconhecimento de apátrida ou com Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);

. residentes no exterior, que apresentem declaração consular, declaração de residência, com Apostila de Haia ou acordo internacional de previdência; ou requerimento de benefício feito por meio organismo de ligação previsto em acordo internacional de previdência;

. pessoas com impossibilidade de deslocamento por período superior a 30 trinta dias em razão de motivo de saúde ou deficiência, mediante apresentação de atestado médico emitido nos últimos 30 dias de sua apresentação, que declare expressamente a impossibilidade de deslocamento e o respectivo prazo;

. pessoas que residem em localidade de difícil acesso, mediante apresentação de atestado de residência firmado por autoridade policial ou judicial, notificação do Imposto de Renda (IR) do último exercício ou recibo da declaração de IR referente ao exercício em curso, contrato de locação em que figure como locatário o requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal; conta de luz, água, gás ou telefone, em nome do requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal, emitidos há menos de 30 (trinta) dias do pedido do benefício; ou declaração de residência em local de difícil acesso registrada no CadÚnico.

Além disso, a portaria diz ainda que são isentos da obrigatoriedade do registro biométrico requerentes dos benefícios de salário-maternidade; benefício por incapacidade; ou pensão por morte.


Luciano Nascimento /Agência Brasil
 Justiça dos EUA aceita atuação do Brasil em processo contra Moraes

Justiça dos EUA aceita atuação do Brasil em processo contra Moraes



AGU defenderá o ministro do STF em ação das redes Rumble e Trump Media
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Justiça dos Estados Unidos aceitou nesta terça-feira (23) pedido para que a Advocacia-Geral da União (AGU) possa atuar no processo movido pelas redes sociais Rumble e Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A decisão suspende a possibilidade de decretação de revelia contra o ministro pela falta de indicação de um defensor para atuar no processo.

Na semana passada, a AGU pediu habilitação na ação, que está em andamento na Justiça da Flórida.

De acordo com o órgão, a habilitação vai permitir que o Estado brasileiro possa fazer a defesa de sua soberania.

Pelo entendimento da AGU, agentes públicos não podem ser alvo direto do Judiciário de outros países sem o consentimento do Estado brasileiro.

No processo que tramita nos Estados Unidos, as redes Rumble e Trump Media acusam Moraes de determinar a suspensão de perfis de brasileiros que moram nos Estados Unidos, entre eles o blogueiro Allan dos Santos.

As medidas foram determinadas porque os alvos são acusados de ataques antidemocráticos contra o Supremo.

Notificação

No mês passado, a Justiça norte-americana determinou que Moraes fosse intimado por e-mail para se defender no processo.

A medida foi tomada após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar um pedido do Rumble para notificar Moraes por meio de uma carta rogatória, instrumento jurídico usado para notificar quem mora no exterior. Por lei, cabe ao STJ autorizar esse tipo de procedimento.

André Richter / Agência Brasil
 Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

 

Nova função do open finance reduz falhas e agiliza compras


Foto:  Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:

. saldo disponível em conta;

. limite autorizado para transações;

. possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Nova experiência

Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:

. quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;

. quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Controle do cliente

O compartilhamento dos dados não pode ser ativado automaticamente. O usuário precisa selecionar essa opção durante o processo de autorização.

“Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, afirmou Rauber.

O consentimento pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode interromper apenas a exibição de saldo e limite ou encerrar também a vinculação da conta para pagamentos.

Segurança digital

O Banco Central reforça que o open finance exige consentimento explícito, autenticação forte (em várias etapas) e participação apenas de instituições autorizadas.

“A possibilidade de visualização de saldos e limites disponíveis serve para melhorar a experiência do pagamento”, informou a autoridade monetária.

Segundo o BC, a nova etapa deve ajudar a diminuir transações recusadas por saldo insuficiente e estimular novos modelos de pagamentos digitais no país.

O Pix por aproximação continua em expansão como parte da estratégia do Banco Central para integrar pagamentos instantâneos, carteiras digitais e serviços financeiros dentro do open finance.

Wellton Máximo / Agência Brasil