quarta-feira, 28 de julho de 2021

Como Tirar um Cisco do Olho? Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar

Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: 3471 0990| 99130-7421

O cisco no olho é um desconforto muito comum e de fácil alívio se feita a limpeza ocular de forma correta. Porém, é importante ressaltar que, se não retirado, ele causa coceira – e então surge um grande risco de arranhamento da córnea.

Esse tipo de ferimento pode levar até algumas semanas para ter sua cicatrização completa e pode causar visão embaçada, hipersensibilidade à luz e lacrimejamento intenso.

A forma mais indicada para tirar um cisco do olho é seguir os seguintes passos:

Lavar as mãos com água e sabão;

Ficar em frente ao espelho e tentar identificar a presença do cisco;

Piscar o olho afetado várias vezes, para tentar retirar o cisco naturalmente;

Passar soro fisiológico no olho para fazer uma lavagem.

Como verificar se o cisco saiu

Para ter a certeza que o cisco saiu do olho, talvez seja necessária a ajuda de uma outra pessoa. Olhe para cima e puxe para baixo a pálpebra inferior, sendo possível visualizar a região inferior do olho. Em seguida, faça o contrário: erga cuidadosamente a pálpebra superior e olhe para baixo.

Caso o cisco não tenha saído

Após a verificação dos locais citados acima, caso o cisco seja visível, é possível tentar removê-lo com um cotonete. É importante ressaltar que essa ação deve ser feita de forma cuidadosa, apenas tocando levemente no cisco. Se ele não sair com facilidade, não insista na retirada.

Como tirar um cisco do olho de bebês

Os olhos dos bebês são muito sensíveis e, em grande parte das vezes, mães e pais ficam com medo de limpá-los. Diferente da ação citada no tópico anterior, não é recomendado o uso de cotonetes nesse sentido, pois o bebê pode se movimentar e causar um ferimento. O ideal é utilizar um pedaço de algodão umedecido e passar cuidadosamente.

Quando procurar um médico?

Em algumas situações é preciso procurar um médico. Entre elas:

Uma irritação no olho mesmo após a retirada do cisco;

Quando não for possível tirar o cisco e a irritação permanecer;

Caso entre outro tipo de material nos olhos, como insetos, farpas ou estilhaços de metal ou vidro.

Os olhos são uma região sensível e que podem facilmente manifestar um desconforto. Por isso é importante cuidar sempre da forma adequada e com os produtos indicados pelo oftalmologista.

Fonte: Hospital de Olhos de SP
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: